Em uma maternidade, dois partos foram realizados na mesma data e horários próximos, e as parturientes estavam no mesmo quarto. Os pais de uma das crianças estavam em dúvida se realmente aquele era seu filho, e retornaram na maternidade dizendo que suspeitavam que haviam trocado os bebês entre as mães do mesmo quarto.
Antes de realizar um teste de DNA, foi realizado um teste de tipagem sanguínea entre os possíveis pais e a criança, para dar sequência da queixa. O resultado do teste foi AB- para a mãe e O- para o pai, sendo a criança do tipo O-.
Diante do exposto analise a asserções abaixo.
I. Os pais analisados não são pais biológicos da criança.
PORQUE
II. A possibilidade de terem um filho O- é de 0%. Pois esse casal pode apenas apresentar filhos dos tipos sanguíneos A- e B-.
A respeito destas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é proposição verdadeira, e a II é proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é proposição falsa, e a II é proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
Soluções para a tarefa
Dado o tipo sanguíneo dos pais, determina-se que: As afirmativas I e II são proposições verdadeiras, e II é a justificativa correta para I. A alternativa correta é 2.
Tipos de sangue
Todas as pessoas têm um grupo sanguíneo (O, A, B ou AB) e um fator Rh (positivo ou negativo). Grupo sanguíneo e fator Rh simplesmente significam que o sangue de uma pessoa tem certas características específicas. Assim como a cor dos olhos ou do cabelo, nosso tipo sanguíneo é herdado de nossos pais.
Cada pai biológico doa um dos dois genes A, B, O para seu filho. Os genes A e B são dominantes e o gene O é recessivo. Por exemplo, se um gene O emparelhar com um gene A, o tipo sanguíneo será A. O fator Rh, por sua vez, é uma proteína que reveste os glóbulos vermelhos. Se a proteína do fator Rh estiver presente nas células, a pessoa é Rh positiva. Por outro lado, se a proteína estiver ausente, a pessoa é Rh negativa.
Um bebê pode ter o tipo sanguíneo e o fator Rh de um dos pais ou uma combinação dos dois. Os fatores Rh seguem um padrão comum de herança genética. O gene Rh positivo é dominante (mais forte) e mesmo quando combinado com um gene Rh negativo, o gene positivo prevalece.
Neste caso, ambos os pais são Rh negativo, então seu filho também será Rh negativo, mas a mãe é do tipo AB (dominante) e o pai é do tipo O (recessivo). Portanto, seu filho tem uma alta probabilidade de ser: A- ou B-.
Portanto, conclui-se que a alternativa correta é 2.
Se você quiser ler mais sobre os tipos sanguíneos, você pode ver este link:
https://brainly.com.br/tarefa/25659310
#SPJ1
88**9**93**76**82**55**.,,......,.,.,