Em uma empresa de projetos, foi solicitado ao desenhista mecânico “A” que elaborasse um desenho técnico de uma pequena engrenagem de forma que a mesma pudesse ser visualizada de forma mais clara, aumentando-se em 10 vezes a sua projeção no desenho, ao passo que foi solicitado ao desenhista mecânico “B” que elaborasse o desenho técnico de pás de turbinas utilizadas em usinas hidroelétricas, de forma a caber na folha de papel, reduzindo-se a projeção da mesma em 20 vezes.
As escalas utilizadas pelos desenhistas “A” e “B” respectivamente, foram:
Escolha uma opção:
1:200 e 200:1
10:10 e 20:20
10:20 e 20:10
10:1 e 1:20
1:10 e 20:1
Soluções para a tarefa
A escala numérica utilizada pelos desenhistas mecânicos foram respectivamente 10:1 e 1:20.
Desenho básico e dimensionamento de escalas
Alguns objetos podem ser representados em tamanho natural. Porem, a grande porção dos objetos precisa ser redimensionado isso ocorre por:
- Objeto muito pequeno: assim não conseguimos deixar visíveis detalhes importantes;
- Objetos muito grandes: temos que os redimensionar para caber no desenho.
Para isso recorremos à escala, dessa forma conseguimos reproduzir qualquer objeto em comparação com seu tamanho real, mantendo as proporções das medidas reais e as categorizando através de uma escala numérica.
Na escala numérica, a escala real é evidenciada pelos numerais representativos a proporção junto a representatividade real do objeto, separado por dois pontos, seguidos pela sigla "ESC" (abreviação da palavra escala).
O número posicionado na direita indica a medida de proporção do objeto real em relação ao desenho. O número a esquerda representa medidas reais do objeto a ser representado.
Logo, temos aumentando 10 vezes o tamanho do objeto:
ESC 10:1
Diminuindo 20 vezes:
ESC 1:20
Veja mais sobre escala numérica em:
https://brainly.com.br/tarefa/321973
#SPJ2