Em uma comunidade, os profissionais de saúde da Unidade Básica de Saúde perceberam que as mães de crianças desnutridas não estavam mais aderindo ao tratamento e deixaram de comparecer às consultas e aos grupos de apoio. Nas visitas domiciliares, realizadas visando decifrar essa situação, as mães foram unânimes ao afirmar que acreditavam mais nos conhecimentos populares que haviam herdado de suas avós do que nas orientações da equipe de saúde. Nesse contexto, responda:A) Como os princípios que orientam a Política Nacional de Educação Popular em Saúde (PNEPS) poderiam ser úteis para reverter essa situação?B) Como a Educação Popular em Saúde e o saber científico poderiam restabelecer o vínculo entre a equipe de saúde e essas mães?.
Soluções para a tarefa
Resposta.
Diágolo, amorosidade e problematização
Explicação:
Resposta:
A) Os princípios da PNEPS são fundamentais, tais como: o diálogo, para que as mães possam expor seus conhecimentos e os profissionais de saúde possam aliar esses conhecimentos aos seus próprios saberes, estabelecendo um tratamento com maior adesão e resultados efetivos; a amorosidade, para que, além dos conhecimentos, esse diálogo possa trazer uma exposição dos sentimentos, ampliando o compromisso e a compreensão mútua entre as mães e os profissionais de saúde; a problematização, para que, a partir do compartilhamento de relatos de sucesso e fracasso, a realidade de vida das mães seja considerada na adaptação do tratamento, enriquecendo o conhecimento tanto das mães quanto dos profissionais de saúde e tornando as mães também protagonistas do tratamento da desnutrição e da promoção da saúde.
B) A Educação Popular em Saúde preconiza uma troca de saberes entre o saber popular e o saber científico. Ao conhecer o saber popular que as mães estão utilizando para tratar a desnutrição de seus filhos e ao aliar esse saber ao conhecimento científico, a iniciativa irá proporcionar um enriquecimento recíproco de informações, as quais ajudarão a restabelecer o vínculo entre as mães e os profissionais das equipes de saúde. Assim, ao se utilizar a educação popular como metodologia de cuidado, proporciona-se condições para que o indivíduo produza e exerça sua autonomia, sendo corresponsável pelo seu cuidado.
Explicação: