Em um texto teatral, a sonorização é constante: os sons, os
ruídos, os gritos são procurados primeiro por sua qualidade
vibratória e, em seguida, pelo que representam.
(ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. São Paulo:
Martins Fontes, 1993. p. 124, com adaptações.)
O ator busca realizar, por meio de um colorido das ações
vocais, a substancialização de imagens precisas e definidas, como
um vulcão em erupção, com as lavas se esparramando e a neve
caindo. Essas imagens permitem ao ator trabalhar seus dois pólos
vibratórios opostos: um muito grave, localizado na região do
estômago e do peito, inspirado na imagem do vulcão, e outro
muito agudo, localizado na região da cabeça, no caso da neve.
(FERRACINI, Renato. A arte de não interpretar como poesia corpórea do ator.
Campinas: UNICAMP e Imprensa Oficial, 2001. p. 182, com adaptações.)
Considerando os textos acima, é correto afirmar que a voz do
ator/atriz é
I primordialmente um veículo do sentido exato das palavras.
II o resultado da junção da materialidade do corpo, da
imaginação e da linguagem articulada.
III um recurso expressivo, mais do que somente as palavras ditas
por ele/ela.
Assinale a opção correta.
A Nenhum item está certo.
B Apenas os itens I e II estão certos.
C Apenas os itens I e III estão certos.
D Apenas os itens II e III estão certos.
E Todos os itens estão certos.
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A resposta correta e a D) apenas os itens II e III estão certos. Deixa o obg por favor e coloca 5 estrela me manda solicitação e pode mandar mensagem se quiser
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