Em um laboratório de física, um estudante realizou algumas atividades investigativas ao manipular ímãs permanentes em forma de barra, pedaços de vários metais e limalhas de ferro, apresentando em seguida ao seu professor os seguintes resultados:
Soluções para a tarefa
Olá, vou ajudar!
O enunciado da questão está incompleto, mas pesquisei e encontrei o que estava faltando. Segue:
I. Ao aproximar os diversos metais do ímã permanente, considero que qualquer pedaço de metal torna-se magnetizado e passa a ser atraído por ele.
II. Ao jogar limalhas de ferro sobre o ímã permanente, percebi que, nas regiões próximas aos seus polos, a concentração das linhas de indução é bem maior que noutras regiões ao seu redor.
III. Quando o ímã atrai um pedaço de metal, esse pedaço de metal atrai o imã.
Dos resultados apresentados pelo estudante, é (são) verdadeiro (s):
A) III, apenas.
B) I e III.
C) I e II.
D) I, apenas.
E) II e III.
Entre as alternativas a correta é a “E”.
Agora irei abordar os resultados apresentados pelo aluno, para entender porque a alternativa “E” está certa.
I. Essa afirmação está incorreta, ao dizer que “qualquer pedaço de metal torna-se magnetizado e passa a ser atraído”. O cobre, por exemplo, é um metal que em contato com o campo magnético do imã sofre efeito contrário, ocorrendo repulsão entre os dois, devido ao cobre ser considerado um material diamagnético, ou seja, ele imanta fracamente.
II. Está correto. Isso acontece, pois os polos magnéticos são as regiões de um imã, onde as ações magnéticas mais se intensificam.
III. Também está correto. Ao imantar um determinado pedaço de metal que não seja considerado um material diamagnético ocorre atração por ambas as partes.