Em um experimento são utilizados dois diapasões e uma bolinha pendurada por um fio, conforme ilustra a figura. Ao bater no diapasão da esquerda com o martelo, um som é produzido e instantes depois a bolinha à direita, antes encostada no diapasão, passa a oscilar em um movimento pendular.
Soluções para a tarefa
Resposta:
resposta seria letra E
Resposta:
Resposta E
Explicação:
A) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa pode associar o movimento da bolinha à energia da onda sonora que reflete na superfície da bolinha, mas o que faz a bolinha se mexer é a vibração do diapasão à direita.
B) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa pode associar o movimento da bolinha à energia transmitida pela onda sonora pelo fenômeno da refração, mas o que faz a bolinha se mexer é a vibração do diapasão à direita.
C) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa acerta na dedução de que o diapasão à direita vibra, mas o fenômeno responsável por isto é a ressonância, e não a difração.
D) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa acerta na dedução de que o diapasão à direita vibra, mas o fenômeno responsável por isto é a ressonância, e não a polarização.
E) CORRETA. O diapasão da direita passa a vibrar por meio de um fenômeno ondulatório conhecido como ressonância e, como consequência, empurra a bolinha em uma trajetória pendular.