Biologia, perguntado por diascmari064, 6 meses atrás

Em um experimento hipotético, uma pessoa tomou medicamentos que fizeram com que o encéfalo não conseguisse transmitir impulsos para os nervos e a medula espinal, exceto aqueles relacionados ás funções vitais do corpo, como a respiração. Ainda assim, essa pessoa respondia a certos estímulos e realizava determinados movimentos não considerados vitais. Como é possível explicar esse resultado?

Soluções para a tarefa

Respondido por FelinoSuperior
8

Apesar da impossibilidade do encéfalo de se comunicar com o restante do corpo, a pessoa podia responder aos estímulos e fazer movimentos graças aos reflexos medulares.

Sistema Nervoso

O sistema nervoso é uma rede complexa de células (e órgãos) que interagem e se comunicam para receber, encaminhar e interpretar os estímulos vindos do ambiente e do próprio corpo, e depois produzir uma resposta para estes estímulos.

Divisão

O sistema nervoso pode ser dividido em sistema em sistema nervoso central e sistema nervoso periférico, de acordo com a função que as partes assumem.

O Sistema Nervoso Periférico (SNP) é feito dos nervos e células nervosas que saem da medula ou encéfalo e vão inervar o restante do corpo. É ele que recebe as informações e depois encaminha ao Sistema Nervoso Central (SNC) e leva as decisões desse último até os órgãos que vão realiza-la.

O Sistema Nervoso Central (SNC) é onde a informação recebida pelo SNP é processada e uma decisão a cerca do fazer é tomada. É composto por órgãos nobres, como o encéfalo e a medula, sendo que o encéfalo é o principal responsável pelo processamento e a medula controla outras atividades.

Como funciona?

Quando um estímulo é recebido pelo SNP, ele vai migrar até a medula, que por sua vez vai encaminhar o estímulo até o encéfalo para que ele possa tomar uma decisão e depois mandar a ordem pelo sentido oposto: vai para a medula e de lá pelo SNP até o órgão que precisa agir.

Exemplo: Quando você sente cheiro de alguma comida gostosa, o SNP vai mandar a informação (cheiro da comida) pela medula até o encéfalo, que vai devolver uma ordem pelo caminho contrário pedindo que as glândulas salivares preparem saliva para comer a comida gostosa.

Reflexos

Embora o encéfalo que corresponda a grande parte dos movimentos e respostas do organismo, existe um grupo de reações que não dependem do processamento dele: são os reflexos.

Os reflexos são respostas criadas pela medula frente alguma situação urgente que não pode esperar a informação chegar até o encéfalo e depois voltar. A própria medula, ao receber a informação do SCP vai tomar atitude e só depois avisar o encéfalo do que aconteceu.

Por exemplo, quando você queima sua mão, antes mesmo de conseguir sentir a dor (resposta criada pelo encéfalo) você já puxou o braço para afastar do fogo de forma automática. Essa primeira resposta (puxar o braço) é uma resposta criada pela medula para preservar sua mão numa situação de urgência, para só depois avisar o encéfalo que você se queimou e ele produzir a sensação de dor.

O que isso significa para a questão?

Isso significa que, mesmo que o encéfalo não seja mais capaz de conversar com a medula, como caso do experimento hipotético, os reflexos da medula vão continuar funcionando porque não dependem dele para acontecerem. Se a pessoa submetida ao experimento fosse exposta a um estímulo doloroso (cutucar com um alfinete) ela ainda seria capaz de puxar a parte do corpo perfurada.

Para mais informações, confira:

https://brainly.com.br/tarefa/7653175

Perguntas interessantes