Em um episódio de um programa de TV que retrata o dia a dia de profissionais da área médica, foi apresentada uma família que tinha casos de síndrome de Brugada. Essa síndrome é ocasionada por uma alteração monogênica autossômica dominante, com penetrância incompleta, que afeta a atividade de canais de sódio, resultando em fibrilação atrial. No episódio, pai e filha descobriram que eram os únicos que apresentavam essa alteração genética, sendo a mãe e o irmão mais velho normais, ou seja, não apresentavam o alelo para a síndrome de Brugada. Considerando o padrão de herança, verifica-se que pai e filha são, respectivamente, A heterozigoto e heterozigota. B heterozigoto e homozigota dominante. C homozigoto recessivo e heterozigota. D homozigoto dominante e heterozigota. E homozigoto dominante e homozigota recessiva
#SAS
#VESTIBULAR
Soluções para a tarefa
Respondido por
15
A alternativa A) heterozigoto e heterozigota.
Ambos são heterozigotos, caso o pai fosse homozigoto, o filho mais velho também teria a síndrome.
Já que apenas o pai possui esse alelo dominante, a filha só poderia ter herdado um alelo mutante, no caso, ela também é heterozigota.
Se a mãe também fosse heterozigota para essa doença, existia a chance da filha ser homozigota.
Se a mãe fosse homozigota para o gene em questão, ambos os filhos teriam a doença, e se o pai também fosse homozigoto, até mesmo os netos apresentariam essa doença.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes