Em um dia sem vento, ao saltar de um avião, um paraquedista cai verticalmente até atingir a velocidade limite. No instante em que o paraquedas é aberto (instante TA) ocorre a diminuição de sua velocidade de queda constante, que possibilita sua aterrissagem em segurança.
Com base nisso, qual é a força resultante sobre o paraquedas durante seu movimento de queda?
Soluções para a tarefa
Resposta:
É importante entender que a força resultante é uma composição da força peso do paraquedista e a força de resistência do ar. A força de resistência do ar tem uma relação diretamente proporcional a velocidade de queda do paraquedista, logo, conforme a velocidade vai aumentando, a força também aumenta.
Logo, no inicio da trajetória teremos uma resultante na direção vertical e sentido para baixo (sentido esse que consideraremos positivo). Conforme a velocidade vai aumentando (como temos uma força, temos aceleração, logo, sabemos que o movimento é acelerado), a força de resistência do ar vai aumentando seu modulo até chegar em um ponto em que o seu modulo será igual a da força peso (esse momento é chamado de velocidade limite). Logo, a força resultante fica nula.
No instante TA, temos a abertura do paraquedas, onde a força resultante assume um novo comportamento. A força resultante assume uma intensidade alta, só que com sentido contrario ao do movimento (então temos valores negativos, já que sentido é o contrario ao que adotamos positivo). Essa nova força reduz a velocidade até o ponto em que a resultante tende a se anular novamente. Esse segundo ponto em que a força é nulo geralmente é o ponto em que o paraquedista encontra-se no solo.
Explicação:
Espero ter ajudado