Pedagogia, perguntado por janejane1967ovb0o8, 11 meses atrás

Em um debate entre educadores sobre gestão participativa na escola pública, a diretora da escola X afirmou saber da importância da participação dos pais dos alunos no Conselho Escolar e exemplificou essa participação da seguinte forma: “Uma mãe faxineira pode participar ajudando na limpeza da escola. Um pai pedreiro e analfabeto não pode opinar na alfabetização do filho, mas pode colaborar em reparos no prédio da escola”. Qual a sua opinião sobre o conceito de participação dessa diretora? Elabore um texto (entre 10 e 15 linhas) a fim de justificar sua opinião quanto à afirmativa da diretora da escola X. Busque fundamentar sua resposta a partir dos conceitos abordados ao longo da disciplina Aspectos e Concepções da Gestão Escolar.

Soluções para a tarefa

Respondido por RPTurolla
10

Olá!


Quando falamos em participação, principalmente no âmbito escolar, não estamos comentada nada mais do que a real intenção da criação do ambiente escolar moderno. A educação é um processo que exige o esforço de todos, pois os estímulos são cada vez mai contínuos, e a orientação é cada vez mas necessária.


No entanto, nada impede o pai pedreiro analfabeto de participar da alfabetização do filho, pois o estimulo para a alfabetização não vem do fato de saber ler e escrever, mas sim do entendimento da importância do mesmo.


Em relação a gestão, vale lembrar que não basta que o gestor traga a comunidade consigo, ele tem que construir uma companhia sólida entre escola e comunidade, e não cabe o tipo de distinção feita, nem na mãe faxineira (que pode faxinar a escola, mas pode dar aulas de desenho, pois gostava de desenhar na época, e despertar a curiosidade dos alunos), nem do pai pedreiro.


Perguntas interessantes