Em um congresso, os gestores de várias indústrias brasileiras, todas de grande porte, estavam comentando sobre a importância dos sistemas de custeio. Foram apresentadas e comentadas as vantagens e desvantagens de todos eles, porém o mais evidenciado pela eficácia das informações gerencias foi o sistema ABC.
No sistema ABC, as informações gerenciais podem ser consideradas mais fidedignas ao reduzir o número de rateios arbitrários. A sua implantação induz à permanente revisão dos controles internos, identificando quais são as atividades mais caras ou que exigem mais esforços.
Como gestor, descreva porque o ABC é pouco utilizado.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Aos críticos que reclamam que o ABC é deficiente para programas de melhoria de processos porque não realça as dimensões de qualidade e de tempo de processo, Kaplan respondeu concordando que realmente o ABC não fornece medidas diretas de qualidade e de tempo de processo, mas, por outro lado, os sistemas que fornecem ...
Resposta:
Padrão de resposta esperado
O sistema de custeio ABC é realmente uma importante ferramenta de gestão, porém ele apresenta um custo de implantação e atualização muito alto. Esse sistema também possibilita o entendimento de várias evidências da empresa em sua forma de gestão e operação que não poderiam ser observadas diretamente pelos gestores, assim se torna uma custosa ferramenta, cuja análise de custo benefício dever ser muito bem refletida antes de realizar o seu processo de implantação, como por exemplo o alto investimento em gestão e tecnologia, devido à necessidade de identificação e o mapeamento dinâmico dos processos e de suas respectivas relações com os gastos da empresa, demandando um investimento elevado de recursos que devem ser compensados pela qualidade das informações obtidas e transmitidas aos gestores.
Explicação: