Em um caso hipotético, ASR é uma professora de escola pública muito preocupada sobre os destinos dos recursos públicos de sua cidade, principalmente da educação. Ela está percebendo que muitas obras estão paralisadas há muito tempo e que algumas escolas precisam urgentemente de reformas importantes, pois os alunos estão sendo prejudicados em seus estudos por causa da situação precária dessas escolas. Ela sabe que é seu dever como cidadã fiscalizar o uso do dinheiro público, e um dever da Gestão Pública resguardar a probidade e eficiência da Administração, por meio da transparência dos atos de seus agentes, informando à sociedade sobre suas ações.
Elaborado pelo professor, 2019.
Sobre seu papel como cidadão e o controle na gestão pública, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. Como professora, ASR pode fiscalizar e cobrar efetivamente a execução do orçamento público da educação, inclusive submetendo emendas e sugestões para melhorias e economia nos gastos públicos, que deverão ser aceitas pelo poder executivo municipal.
Porque
II. Todo cidadão tem direito à transparência na gestão pública, acompanhando atos, fatos, audiências públicas e, através da internet, nos portais da transparência, fiscalizando o uso do dinheiro público nos atos praticados pela administração pública, fazendo valer seus direitos constitucionais.
É correto afirmar que:
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
Soluções para a tarefa
A alternativa 1 é a correta.
É direito de todo o cidadão ter transparência na gestão publica, tendo em mente que é o dinheiro de impostos que está sendo movimentado, ou seja, é o dinheiro do povo que está sendo usado para pagar as contas publicas.
Também é possível que qualquer cidadão escreva emendas e sugestões para a administração publica, em todas as esferas, porém, cada ao estado decidir que se acata ou não tal sugestão, mas ele tem que aceitar que foi feita.
Espero ter ajudado!
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira
Resposta: alternativa 2. I e II são verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
Explicação: se a professora ASR, pode fiscalizar o poder público, e como é sabido q é direito d tds todos os cidadãos, fiscalizar, seja professor ou não. Essa cobrança pode ter se iniciado por um portal transparência, onde esta possa tr visto alguma irregularidade ou mal uso do dinheiro público