Em toda a América espanhola, os criollos tiveram um papel fundamental nos diferentes processos de independência da região. Os criollos enfrentavam outro grande obstáculo à sua livre ascensão social, que consistia nos privilégios outorgados aos nascidos na Espanha. Estes ocupavam os cargos mais importantes na burocracia administrativa, no Exército e na Igreja. PRADO, Maria Lígia. A formação das nações latino-americanas. São Paulo: Atual, 1994. p. 8. Com base no texto, a raiz da insatisfação das elites criollas com o sistema colonial espanhol, pode ser identificada por meio (A) do privilégio dado aos colonos nascidos na América, em relação à nomeação de cargos políticos. (B) da interferência da Coroa espanhola na escolha de bispos e outros membros do clero. (C) do envolvimento dos militares espanhóis em assuntos administrativos. (D) do acesso aos principais cargos públicos, raramente ocupados por criollos.
Soluções para a tarefa
Letra D: certamente os criollos tiveram um papel fundamental nos diferentes processos de independência da América Espanhola, sendo que a insatisfação das elites criollas com o sistema colonial espanhol advinha do fato do baixo acesso aos principais cargos públicos, raramente ocupados por criollos.
O exército espanhol e as elites espanholas, isto é, daqueles nascidos da Espanha e nomeados pelo rei é que assumiam os principais papéis no tocante à segurança e decisões políticas, o que acabou por gerar uma grande insatisfação nas elites criollas, que desejavam poder político.
A raiz da insatisfação das elites criollas com o sistema colonial espanhol, pode ser identificada:
(D) do acesso aos principais cargos públicos, raramente ocupados por criollos.
Crioulos são latino-americanos de ascendência única ou principalmente espanhola. Historicamente, os criollas formavam uma classe social hierarquicamente abaixo dos espanhóis nascidos na Espanha, os chapetones, mas acima dos índios, mestiços e afrodescendentes.
Embora os criollas constituíssem uma classe de grandes proprietários de terras, arrendatários de minas, comerciantes e pecuaristas, eram excluídos dos altos cargos dirigentes, não participando efetivamente nas decisões políticas.
Bons estudos!