em termos de estética ,oque significa a ideia de similitude em são tomas de aquino
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A estética
O belo, segundo S. Tomás de Aquino, é um aspecto ou uma característica do Bem. O belo é idêntico ao Bem, sendo que o Bem é aquilo que todos desejam e, portanto, é a própria teleologia (o Fim). O belo também é desejado, e portanto tem um valor teleológico.
S. Tomás de Aquino parte da lógica sustentada da liberdade do ser humano ― o livre arbítrio o que para mim é ideia agradável. O ser humano é livre; Deus não lhe tolheu a liberdade. O ordenamento finalista do universo não elimina nem diminui a liberdade do Homem.
Na sua ética, S. Tomás de Aquino parte do princípio da existência de Deus, porque nenhuma ética é possível sem uma metafísica qualquer; aliás, este é o grande problema ético dos ateístas, e a necessidade da transformação do ateísmo em naturalismo reflete a necessidade ética de uma “metafísica”, o que na prática significa “religião”.
O belo, segundo S. Tomás de Aquino, é um aspecto ou uma característica do Bem. O belo é idêntico ao Bem, sendo que o Bem é aquilo que todos desejam e, portanto, é a própria teleologia (o Fim). O belo também é desejado, e portanto tem um valor teleológico.
S. Tomás de Aquino parte da lógica sustentada da liberdade do ser humano ― o livre arbítrio o que para mim é ideia agradável. O ser humano é livre; Deus não lhe tolheu a liberdade. O ordenamento finalista do universo não elimina nem diminui a liberdade do Homem.
Na sua ética, S. Tomás de Aquino parte do princípio da existência de Deus, porque nenhuma ética é possível sem uma metafísica qualquer; aliás, este é o grande problema ético dos ateístas, e a necessidade da transformação do ateísmo em naturalismo reflete a necessidade ética de uma “metafísica”, o que na prática significa “religião”.
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Resposta:
Opção A
Explicação:
Em relação à Estética, São Tomás de Aquino trabalha com
a ideia de similitude, isto é, com a semelhança existente entre a
realidade e as "ideias", tanto as nossas quanto as diretamente
provenientes da divindade. Por meio dessa similitude, atuaria
a capacidade divina de criação do mundo material e a nossa
capacidade de planejamento de algo e a possibilidade de sua
realização concreta.
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