Em sua opniao, a palavra avòs e avôs podem ser classificadas, palavras machistas( masculinas)??
Soluções para a tarefa
Resposta:
As vovós encrenqueiras do Monty Python: melhor não mexer com elas “Leio seu blog com frequência e acho muito interessante. Inclusive já participei com uma dúvida tempos atrás. Agora me apareceu outra. ‘Do nada’, dias atrás, percebi que quando queremos nos referir a pai e mãe, falamos nossos pais; tio e tia, nossos tios; vizinho […]
A dúvida “besta” de Luis Cesar é um clássico que já intrigava a geração de nossos avós. Todos sabemos que, por um dispositivo ancestral que seria possível classificar como “machista”, as línguas que têm dois gêneros costumam reservar ao masculino o papel de indicar o conjunto geral, indistinto, seja com plural (“respeite seus pais”, ou seja, pai e mãe) ou não (“adoro cachorro”, isto é, qualquer indivíduo dessa espécie).
A única exceção a tal regra, suspeita Luis Cesar, seria o plural “avós”. Este, como se sabe, indica o conjunto formado pelas avós materna e paterna (duas mulheres), mas também o conjunto formado por avôs e avós (homens e mulheres), para não mencionar o sentido expandido de antepassados de diversas gerações (“no tempo dos nossos avós”), que o puristas já condenaram como galicismo e no qual, mais uma vez, incluem-se pessoas de ambos os sexos.
Será que as avós – logo elas – são as solitárias vingadoras feministas do idioma?
Então não,não é machista.