1- “Presumirei, então, que existe, não um verdadeiro Deus, que é a suprema fonte da verdade, mas um certo gênio maligno, não menos astucioso e enganador do que poderoso, que dedicou todo o seu empenho em enganar-me” . “verifico aqui que o pensamento é um atributo que me pertence; somente ele não pode ser separado de mim. Eu sou, eu existo: isto é certo; mas por quanto tempo?” Para atingir o processo extremo da dúvida, Descartes lança a hipótese de um gênio maligno, sumamente poderoso e que tudo faz para me enganar. Essa radicalização do processo dubitativo ficou conhecida como dúvida hiperbólica. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a relação estabelecida por Descartes entre a dúvida hiperbólica (exagerada) e o cogito (eu penso). *
A)A dúvida hiperbólica é insuperável, uma vez que todos os conteúdos da mente podem ser imagens falsas produzidas pelo gênio maligno.
B)Descartes sustenta que o ato de pensar tem tamanha evidência, que eu jamais posso ser enganado acerca do fato de que existo enquanto penso.
C)Com o exemplo dos juízos matemáticos, que são sempre indubitáveis, Descartes consegue eliminar a hipótese do gênio maligno.
D)Somente a partir da descoberta da ideia de Deus é que Descartes consegue eliminar a dúvida hiperbólica e afirmar a existência do pensante.
Me ajudem por favor
hgomesferrari:
me ajudem pfvv
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A dúvida hiperbólica retratada no texto é uma espécie de gênio maligno que pode estar sempre ao nosso redor, produzindo falsas imagens em nossa mente, assim, a alternativa correta é a letra A.
Desse modo, o gênio maligno pode ser caracterizado como as coisas ruins que nós rodeiam, que fazem a gente não utilizar tanto o conhecimento e senso crítico, mas sim o senso comum e geral, onde todas as pessoas pensam igual.
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