Filosofia, perguntado por kaylanefurtado9730, 9 meses atrás

-Em sua opinião se a religiosidade é um fenômeno universal ou pelo menos
amplamente difundido entre os seres humanos, por que há tanta intolerância
religiosa?​

Soluções para a tarefa

Respondido por ana246635
1

Resposta:

A religião, que teria como propósito principal a solidariedade, a união, a paz e o respeito ao próximo, tornou-se motivo de conflitos e intolerâncias, o que podemos ver com frequência em noticiários. Nesse tópico, vamos mostrar para você algumas mensagens de livros sagrados ou profetas/lideranças de algumas religiões, nas quais demonstram a vontade pelo uso pacífico da religião. Todas essas frases foram retiradas da cartilha “Diversidade Religiosa e Direitos Humanos” da Secretaria Especial dos Direitos Humanos:

Judaísmo

Em cada indivíduo, em cada povo, em cada cultura, em cada credo, existe algo que é relevante para os demais, por mais diferentes que sejam entre si. Enquanto cada grupo pretender ser o dono exclusivo da verdade, o ideal da fraternidade universal permanecerá inatingível.

Mahatma Gandhi

A regra de ouro consiste em sermos amigos do mundo e em considerarmos toda a família humana como uma só família. Quem faz distinção entre os fiéis da própria religião e os de outra, deseduca os membros da sua religião e abre caminho para o abandono, a irreligião.

Maomé

Se eles se inclinam à Paz, inclina-te tu também a ela e encomenda-te a Deus…

Allan Kardec

Toda crença é respeitável, quando sincera e conducente à prática do bem.

Hinduísmo

A meta última da religião é o amor. Todas as religiões e crenças são conseqüentemente válidas, e sua aceitação tem de ser baseada na liberdade e numa opção consciente e espontânea. De outra forma, a religião não teria como meta o amor.

Religiões Afro-brasileiras

Prevenir a intolerância é assumir que nenhuma verdade é única. É reconhecer que o outro tem livre arbítrio (…) Esse reconhecimento pressupõe garantir-lhe o direito de pensar, de crer; de amar, de doar, de rezar, de ser gente religiosa. Gente que exercita a missão sagrada de reconhecer no outro a imagem e semelhança de Deus, Olorum ou Javé.”

Buda

Em verdade, jamais se destrói o ódio pelo ódio. O ódio só é destruído pelo Amor. Este é um preceito eterno.

Jesus Cristo

Bem Aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. Bem Aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. Bem Aventurados os puros de coração, porque verão a Deus. Bem Aventurados os que promovem a Paz, porque serão chamados filhos de Deus.


ana246635: denada
kaylanefurtado9730: Muito obrigada, me ajudou muito. : )
ana246635: ok
Perguntas interessantes