Em sua opinião o que dizer com a expressão primeira natureza
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2 respostas · Nível Fundamental e Médio
Melhor resposta
OLÁ AMIGO, VC QUER SABER DA PRIMEIRA NATUREZA, NÉ? E NÃO DA PRÓXIMA...
Bom...
Nosso transcendente não é, de forma compulsória, o religioso, mas o que não coincide com a existência biológica do ser humano. Ou seja, transcendente é o que ultrapassa a "PRIMEIRA NATUREZA" do sujeito, a que está contida no equipamento instintivo prévio à expressão lingüística de sua capacidade imaginativa.
Reduzida à "primeira natureza"-noção criada por Arnold Gehlen e explorada criativamente por Dany-Robert Dufour-, a vida se torna um mero aglomerado de processos metabólicos em interação com o meio. Ora, na presente crise de transcendência, a vida perdeu seu secular centro de gravidade valorativa, representado pela religião, pela política e pela moral privada familiar. Essas agências foram destronadas pelo impacto imaginário da ciência, da economia e da indústria do espetáculo. Atribuir valor à vida, hoje, requer um esforço permanente do sujeito para se deslocar de uma perspectiva para outra.
Desse modo, em dadas circunstâncias, o sujeito pode sentir-se autorizado a julgar que um posto de trabalho vale mais do que a vida do competidor, sem que isso lhe pareça uma aberração moral. O mesmo pode ser dito do abandono de recém-nascidos pelas mães, do assassinato de rivais pela posse e comercialização de drogas, do assassinato de pais que se opõem a namoros de filhos ou de avós que negam dinheiro ao neto para o consumo de cocaína.
Manifestações indignadas sempre acompanham episódios do gênero, mostrando que os sujeitos reagem diante dessas vidas em liquidação orientados pela moral tradicional. O que me parece grave, entretanto, é que muitos deles não notam o quanto estão comprometidos com a moral que está na origem do que condenam e repudiam.
Espero ter lhe ajudado!
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OLÁ AMIGO, VC QUER SABER DA PRIMEIRA NATUREZA, NÉ? E NÃO DA PRÓXIMA...
Bom...
Nosso transcendente não é, de forma compulsória, o religioso, mas o que não coincide com a existência biológica do ser humano. Ou seja, transcendente é o que ultrapassa a "PRIMEIRA NATUREZA" do sujeito, a que está contida no equipamento instintivo prévio à expressão lingüística de sua capacidade imaginativa.
Reduzida à "primeira natureza"-noção criada por Arnold Gehlen e explorada criativamente por Dany-Robert Dufour-, a vida se torna um mero aglomerado de processos metabólicos em interação com o meio. Ora, na presente crise de transcendência, a vida perdeu seu secular centro de gravidade valorativa, representado pela religião, pela política e pela moral privada familiar. Essas agências foram destronadas pelo impacto imaginário da ciência, da economia e da indústria do espetáculo. Atribuir valor à vida, hoje, requer um esforço permanente do sujeito para se deslocar de uma perspectiva para outra.
Desse modo, em dadas circunstâncias, o sujeito pode sentir-se autorizado a julgar que um posto de trabalho vale mais do que a vida do competidor, sem que isso lhe pareça uma aberração moral. O mesmo pode ser dito do abandono de recém-nascidos pelas mães, do assassinato de rivais pela posse e comercialização de drogas, do assassinato de pais que se opõem a namoros de filhos ou de avós que negam dinheiro ao neto para o consumo de cocaína.
Manifestações indignadas sempre acompanham episódios do gênero, mostrando que os sujeitos reagem diante dessas vidas em liquidação orientados pela moral tradicional. O que me parece grave, entretanto, é que muitos deles não notam o quanto estão comprometidos com a moral que está na origem do que condenam e repudiam.
Espero ter lhe ajudado!
mel012:
vle bb
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