Em sua busca por respostas mais concretas, o ser humano estabeleceu diferentes paradigmas, transitórios, que pudessem explicar minimamente dúvidas e fenômenos por ele vislumbrados. Sobre este assunto, analise as afirmações a seguir: I - Sem maiores conhecimentos científicos e tecnológicos, o ser humano pré-histórico e da Idade Antiga estabeleceu que a principal explicação para suas dúvidas e os fenômenos por ele observados se deviam a entidades abstratas, as quais foram chamadas de "deuses". Desta forma, por um deus ou deuses serem o centro da lógica humana, convencionou-se chamar esta realidade de antropocentrismo. II - A afirmação I encontra-se errônea por estabelecer uma definição que não condiz com a denominação "antropocentrismo". O correto seria associar a definição ao conceito de "teocentrismo". III - Outra teoria bastante relevante é a "Teoria Holística". Esta teoria não prega o "centrismo", ou seja, não existem centros que expliquem os fenômenos e dúvidas humanas. Tais elementos são explicados mais pela natureza da relação humana com o universo, tida como sistêmica, por meio do qual o ser humano recebe e promove influências no meio, sendo apenas parte dele (sem ser dominante ou dominado). IV - O "Antropocentrismo", teoria a qual prega que o homem encontra-se no centro do universo, teve importante evolução nos séculos XV e XVI, pautada principalmente pela evolução dos conhecimentos científicos, os quais responderam, em parte, alguns fenômenos naturais. Com maior conhecimento e a sensação de poder que isto proporciona, o homem passou a se aventurar mais em sua jornada de descobertas, acreditando que o meio que o circunda é um verdadeiro laboratório e este [homem], à luz da ciência, se coloca acima de tal meio para transformá-lo ao seu favor.
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