ENEM, perguntado por Erikafofa7864, 11 meses atrás

Em seus livros, Pero Magalhães Gândavo não se cansa deelogiar as "qualidades do local". Essa seria mesmo a região daabundância e da eterna primavera. No entanto, no que se refereaos "índios da terra", ele parece mais econômico nos elogios: "Alíngua desse gentio toda pela costa é uma: carece de três letras- não se acha nela F, nem L, nem R, coisa digna de espanto,porque assim não tem Fé, nem Lei, nem Rei; e desta maneiravivem sem justiça e desordenadamente.SCHWARCZ, L.M; STARLING, H.M. Brasil: Uma Biografa. São Paulo: Companhia dasLetras, 2015 (adaptado).Os escritos do cronista português Pero de Magalhães deGândavo, que datam dos anos 1570, sobre a ausência das letrasF, L e R na língua mencionada, demonstra A o caráter rudimentar da organização social das tribosbrasileiras.B a submissão dos índios à dominação portuguesa no inícioda colonização.C a inferioridade da sociedade indígena em relação àsociedade europeia.D a incompreensão, pelos portugueses, acerca dos valoressocioculturais indígenas.E os obstáculos vivenciados pelos portugueses noentendimento da língua nativa

Soluções para a tarefa

Respondido por gustavoif
3

Os escritos do cronista português Pero de Magalhães de Gândavo demonstra a incompreensão, pelos portugueses, acerca dos valores socioculturais indígenas.

Ao contrario do que uma visao restrita pode pensar, a cultura indigena e vasta e diversificada. No inicio do seculo XVI, estima-se que havia quatro agrupamentos linguisticos e consequentemente culturais principais: o tupi-guarani, je, caribe e aruaque.

As caracteristicas em comum que todos os povos indigenas possuiam antes da colonizacao pelos portugueses eram:

  • Coletivismo como organizacao social;
  • Ausencia de Estado e Governo;
  • Ausencia de moeda e trocas mercantis;
  • Ausencia de escrita;
  • Religioes politeistas que tinham como divindades elementos da natureza.

A visao europeia na epoca da civilizacao considerava os indigenas com um modo de vida inferior. Mas as ciencias humanas ja desmistificaram essas analises ultrapassadas e preconceituosas, dizendo que ha apenas uma diferenca entre a cultura indigena e a cultura europeia, sem classificacao hierarquica.

Perguntas interessantes