História, perguntado por felipesoares50pd263v, 10 meses atrás

Em seus estudos, Eulálio (2010) concluiu que, para Rousseau, o setor público ou a coisa pública deve representar o interesse do povo, da coletividade, e o Estado é só uma das manifestações da coletividade cuja tarefa deve ser a de intermediar os diferentes interesses entre público e privado. Rousseau preconiza que a esfera pública precisa de todo o aparato que conhecemos, ou seja, “requer um corpo político, institucionalizado juridicamente”. ​ BOECHAT, A. M. F.; TONIN J. M.; ALVES Y. B.; PARDO Paulo. Políticas Públicas e Sociais. Reimpresso em 2019. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2013. Considerando esse excerto, analise as seguintes afirmações: I) A esfera pública se configura como o lugar de deliberação e mediação entre a sociedade civil e o Poder Público. II) Ao Estado deve o atributo de ser público à sua tarefa de promover o bem público, o bem comum a todos os cidadãos. III) A esfera pública se configura como espaço de deliberações e decisões que afetam exclusivamente o setor público. É correto o que se afirma em: ​ Alternativas Alternativa 1: I apenas. Alternativa 2: I e II apenas. Alternativa 3: I e III apenas. Alternativa 4: II e III apenas. Alternativa 5: I, II e III. Questão 7 de 10 © 2017 UNICESUMAR. Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
5

I é verdadeira, de modo que é na esfera pública - nas audiências civis sobre questões como o aborto, por exemplo - que a sociedade civil "conversa" diretamente com os representantes então eleitos sobre uma questão social.

II é verdadeira, de modo que, se não for voltado para o bem público, o Estado, em sua concepção moderna, está desvirtuado e não mais cumpre com aquilo que foi criado para realizar.

III é falsa, decisões públicas podem afetar a esfera privada na medida que podem ferir direitos básicos - como quando impede o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

É correta a alternativa 2.

Perguntas interessantes