ENEM, perguntado por cristhyan51571, 1 ano atrás

Em seus estudos e análises Bourdieu busca explicar como a cultura, em uma sociedade dividida em classes, se transforma em uma espécie de moeda que as classes dominantes utilizam para acentuar as diferenças. A cultura se transforma em um instrumento de dominação. A partir da ideia dessa metáfora apresentada no texto base, o sociólogo francês Pierre Bourdieu elabora o conceito de: Selecione uma alternativa: a) Aparelhos Ideológicos de Estado. b) Disciplinarização. c) Ideologia. d) Capital cultural. e) Aparelhos repressivos de Estado.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
23

É correta a alternativa C, sendo o capital cultural aquilo que, mesmo em um sistema público de ensino, ainda discriminaria os alunos que vieram de famílias ricas dos que vieram de famílias pobres.

Capital cultural seria tudo aquilo que os alunos conhecem e tem acesso e que se relaciona com a cultura: se dominam línguas estrangeiras, que filmes podem assistir, se frequentam cinemas e teatros e quantos e quais livros possuem em suas casas, sendo a valorização do modelo cultural associado com a classe dominante uma forma de discriminar e desvalorizar a cultura popular, e, com isto, o capital cultural dos menos favorecidos.

Respondido por vanderleimarques
1

Resposta:

1- c) V; F; F; V; V.

2- b) Apenas II, III, V.

3- e) Avaliação da aprendizagem, avaliação institucional e avaliação dos sistemas ou redes de ensino.

4- d) Capital cultural.

5- a) A combinação entre a sanção normalizadora e a vigilância, que encontram no momento do exame o ponto máximo de ritualização do controle, da dominação e do disciplinamento.

Explicação:

CORRIGIDO PELO AVA 18/08/2022

Perguntas interessantes