Em seu estudo sobre as regras do jogo, Piaget (1992) constatou que, em um determinado momento (por volta dos 7-8 anos, em média), a criança é capaz de seguir regras comuns a de seus companheiros e que há uma correlação evidente entre o momento em que a criança começa a seguir, efetivamente, as regras e o fato dela admitir que elas podem ser mudadas, sem que isso constitua uma transgressão. Ele chamou de autonomia a capacidade do sujeito de propor normas próprias. “Esta noção de autonomia é empregada aqui sem conotação filosófica. Ela designa apenas a possibilidade do sujeito de elaborar, ao menos em parte, suas próprias normas” − esclarece Piaget. A descoberta de sua capacidade de instituir normas, por parte do sujeito, é um primeiro passo em direção à autonomia moral, visto que ele compreende, então, que as normas sociais e os costumes, assim como as regras do jogo, modificam-se com o tempo, variam de grupo para grupo etc. Isso não significa, é claro, que a criança, a partir desse momento, se conduza apenas por normas que ela mesma elaborou. Todavia, a maneira como ela avalia e aplica os preceitos ditados por seus pais, professores e pela sociedade em geral difere daquela da moral da heteronomia: as faltas morais passam a ser julgadas em função da intenção do agente (e não mais em função de suas conseqüências) e nem tudo que é determinado pelo adulto é considerado justo.
Fonte: FREITAS, Lia Beatriz de Lucca. Autonomia moral na obra de Jean Piaget: a complexidade do conceito e sua importância para a educação. Educ. rev., Curitiba , n. 19, p. 11-22, Junho 2002
Neste contexto, analise as afirmativas a seguir e assinale V para verdadeiro e F para falso:
( ) O sujeito nasce com uma moralidade constituída. Valores morais como justiça, honestidade, confiança, fraternidade, solidariedade, generosidade, entre outros, não precisam ser ensinados.
( ) Observamos que na identidade do sujeito devem haver sentimentos positivos que integrem os valores morais.
( ) A autonomia é o governo de si mesmo baseado em princípios morais particulares.
( ) A autonomia não baseia-se no desejo do sujeito, mas nos princípios universais e que beneficia o maior número de pessoas.
( ) A consciência moral, se constitui, por um juízo moral que formam as opiniões, baseadas em reflexões de como devemos ser e agir.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Soluções para a tarefa
Respondido por
172
Resposta:
F – V – F – V – V. Correto
Explicação:
Respondido por
7
A sequência correta sobre o conhecimento de Piaget é:
- F
- V
- F
- V
- V
Portanto, é incorreto dizer que o sujeito nasce com a moralidade constituída, dado que ela é formada no decorrer da aprendizagem.
Qual o pensamento de Piaget?
O estudo de Piaget é baseado no equilíbrio e desequilíbrio da mente humana. Nesse sentido, ele acredita que para o aprendizado, a mente precisa está organizada, pois, toda vez que há uma nova informação, o cérebro tende a entrar em desequilíbrio.
Vale ressaltar também que a psicologia da aprendizagem está diretamente ligada as funções cognitivas e suas estruturas.
Aprenda mais sobre Piaget aqui: brainly.com.br/tarefa/23884509
#SPJ3
Anexos:
Perguntas interessantes
História,
8 meses atrás
Ed. Física,
8 meses atrás
Geografia,
8 meses atrás
Sociologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Inglês,
1 ano atrás