Em seu Dicionário, Norberto Bobbio introduz o conceito de política com o seguinte parágrafo: derivado do adjetivo originado de pólis (politikós), que significa tudo o que se refere à cidade e, consequentemente, o que é urbano, civil, público, e até mesmo sociável e social, o termo Política se expandiu graças à influência da grande obra de Aristóteles, intitulada Política, que deve ser considerada como o primeiro tratado sobre a natureza, funções e divisão do Estado, e sobre as várias formas de Governo, com a significação mais comum de arte ou ciência do Governo, isto é, de reflexão, não importa se com intenções meramente descritivas ou também normativas, dois aspectos dificilmente discrimináveis, sobre as coisas da cidade. Disponível em: . Acesso em: 10 mar. 2022. Como apresentado por Bobbio, a base da política está na sua relação com a coisa pública, res publica. Assim, o poder político que sustenta um Estado para que o mesmo cuida do que é público, desdobra-se em elementos como: exclusividade, inclusividade e universalidade. A respeito desses elementos, assinale a alternativa correta:
Alternativa 4:
A inclusividade diz respeito à soberania externa de um Estado, que pode se utilizar da força policial para deter os grupos invasores.
Alternativa 5:
Para garantir a sua soberania contra qualquer ameaça de grupos, o Estado tem a universalidade do uso dos recursos para a sua defesa.
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
Resposta: respondi a alternativa 5
Explicação:
Respondido por
4
Resposta:
Alternativa 3:
Através do poder político, o Estado tem a capacidade de universalizar as suas decisões legítimas e eficazes.
Explicação: PAG. 82
Perguntas interessantes
Matemática,
4 meses atrás
Geografia,
4 meses atrás
Português,
4 meses atrás
Geografia,
5 meses atrás
Inglês,
5 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Português,
10 meses atrás
Geografia,
10 meses atrás
A interferência em esferas do Estado através de meios judiciais só é possível por conta da exclusividade.
Alternativa 2:
A interferência em esferas do Estado através de meios judiciais só é possível por conta da universalidade.
Alternativa 3: