História, perguntado por leticiatelles167, 1 ano atrás

Em seguida, responda as questões abaixo
a) Quais desses acontecimentos marcaram a cen
tralização política em Portugal, Espanha, Fran-
ça e Inglaterra?​

Soluções para a tarefa

Respondido por elamambretti
19

Os acontecimentos que marcaram a centralização política em Portugal, Espanha, França e Inglaterra foram:

. Revolução de Avis

. Início da Guerra dos Cem Anos

. Unificação dos reinos de Aragão e Castela

. Independência do Condado Portucalense

. Conquista de Granada

A centralização política de Portugal, Espanha, França e Inglaterra surgiu como alternativa política capaz de restabelecer a  ordem e a segurança, entre os  séculos XVI e XVIII, quando os reis conseguiram, aos  poucos, impor sua autoridade sobre seus territórios.

Os Estados Nacionais Unificados Modernos  Centralizados e, finalmente, Absolutistas são consequência de uma espécie de equilíbrio de forças entre a nobreza  decadente e a burguesia em ascensão.

Assim, o Estado Absolutista na Europa, surgiu em diferentes contextos internos:

Na França, o regime centralizado foi se estruturando devido ao esforço de repelir os  invasores ingleses, durante a Guerra dos Cem Anos, de 1337 1453. A França foi criando um regime centralizado nas mãos da  dinastia de Valois.

Os ingleses também começam o processo de formação do Estado Unificado ao longo da Guerra dos Cem Anos, porém, depois desse conflito nasce  internamente a Guerra das Duas Rosas (1455-85), entre os York e os Lancaster. Fruto do acordo politico entre as duas famílias é a ascensão dos Tudor, na figura de Henrique, o primeiro rei absolutista inglês.

Espanha e Portugal são frutos da Guerra da Reconquista nos séculos VIII e XV, quando os  cristãos europeus lutavam para retomar a península ibérica dos  mouros,

Em meio a  reconquista foram nascendo reinos como Castela, Aragão, Navarra e  Leão, que mais tarde se unificariam. O marco decisivo para a unidade  foi o casamento dos reis católicos: Fernando de Aragão e Isabel de  Castela em 1469. A Conquista de Granada em só ocorreu em 1492.

Portugal também é fruto da Guerra da Reconquista, mas muito mais da Revolução de Avis, em 1385, movimento liderado pela burguesia portuguesa que  colocou no trono o indesejado D. João de Avis e que consolidou a independência do condado portucalense.

A ascensão de  D. João de Avis gerou condições para o processo de expansão marítima e para Portugal se tornar o primeiro reino absolutista europeu.

Bons estudos!

Respondido por lucasrajan
12

Resposta:

A - Marcaram a centralização política de Portugal a independência do condado, a Revolução de Avis e a Magna Carta. A da França e da Inglaterra foram marcadas pela Guerra dos Cem Anos e a da Espanha pela unificação de Aragão e Castela e a reconquista de Granada.

B - Embora possa parecer inacreditável para alguns, foi Portugal o primeiro país a se unificar e formar um Estado Nacional na Europa, de modo que a independência do Condado, por exemplo, remonta ao Século XII. Este pioneirismo colaborou para que os portugueses promovessem as Grandes Navegações e formassem vasto império.

Explicação:

Perguntas interessantes