Em relação às formas de governo dos povos africanos é interessante destacar que a característica comum entre esses governos está no processo que os consiste, ou seja, os laços de sangue, a lei da territorialidade para justificar a autoridade. Há o absolutismo nas monarquias e, em muitos casos, o poder do monarca é considerado sagrado. Tendo em vista esta questão, indique qual alternativa indica corretamente as características dos impérios entre os séculos V a.C. ao XVI d.C.:
Soluções para a tarefa
Sobre o poder dos monarcas no tempo citado temos que ele se desenvolveu de formas distintas dependendo do povo e da época.
No que diz respeito ao Egito antigo, por exemplo, temos que o mesmo se desenvolveu por meio da figura do faraó que era considerado um Deus pela população.
Já nos tempos mais modernos a figura do rei estava mais atrelada a uma questão política, tendo em vista que o viés religioso já tinha se desenvolvido de outra forma.
Assim, o absolutismo existia tendo em vista o controle político sobre as massas.
espero ter ajudado!
Resposta:
Em relação às formas de governo dos povos africanos é interessante destacar que a característica comum entre esses governos está no processo que os consiste, ou seja, os laços de sangue, a lei da territorialidade para justificar a autoridade. Há o absolutismo nas monarquias e, em muitos casos, o poder do monarca é considerado sagrado. Tendo em vista esta questão, indique qual alternativa indica CORRETAMENTE as características dos impérios entre os séculos V a.C. ao XVI d.C.:
Escolha uma opção:
a. Entre os séculos X e XVI, os Impérios e Estados centralizados no continente africano confirmam o estado tribal e justificam a invasão ocidental nesta época. Era comum a troca de escravos por produtos europeus.
b. Os Soninkés de Gana ou o Povo do Ouro formaram um dos primeiros impérios que se estabeleceram ao sul do Saara. Os servos sem posses, cultivavam as terras dos nobres e os escravos eram estrangeiros capturados em conflitos.
c. Os imperadores do Povo de Ouro eram chamados de gana ou Caia-magas, sendo esta sociedade constituída por poucos grupos sociais, os quais assumiam papéis e funções semelhantes.
d. No Congo, formou-se um grande reino Banto constituído por povos que viviam na região entre o rio Níger e o lago Chade. Neste sistema de governo os moradores das aldeias não tinham autonomia.
e. A união de várias tribos deu origem ao Reino Banto no Congo, por volta do século XIV, liderados pelo manicongo ou ntotila. Os moradores das aldeias mantinham autonomia e não deviam obrigações ao manicongo.