Em relação aos quilombolas no Brasil, analise as afirmações a seguir:
I – Os quilombolas não foram considerados apenas aquelas terras que foram antigos quilombos – áreas onde os negros se refugiavam –, mas também as diferentes formas de ocupação existentes nas diversas regiões brasileiras – em áreas urbanas após o fim da escravidão, por exemplo.
II - Não se caracterizam por uma ocupação por lotes individuais, mas de uso comum, obedecendo às características existentes nas formas e modos de vida e produção, seja agrícola, extrativista ou outro meio de sobrevivência. O modo de vida e as relações socioculturais se baseiam principalmente em laços de vizinhança e parentesco.
III – Segundo o Decreto n.º 4.887/2003 define os quilombolas como grupos étnico-raciais segundo critérios de auto atribuição, com trajetória histórica própria, dotados de relações territoriais específicas, com presunção de ancestralidade negra relacionada à resistência, à opressão histórica sofrida.
É correto o que se afirma em:
julianajunges29:
O que diz a alternatuva A
Soluções para a tarefa
Respondido por
12
Resposta:
I e III
Explicação:
Respondido por
15
Sobre os quilombolas no Brasil, temos que todas as afirmações estão corretas.
Análise das afirmações sobre os quilombolas no Brasil:
- I - A primeira afirmativa é VERDADEIRA, dado que os quilombolas são todas as formas de ocupação dos indígenas em todas as regiões brasileiras.
- II - A segunda afirmativa é VERDADEIRA, uma vez que os quilombolas se caracterizam por lotes de uso comum, obedecendo as características nas formas e modos de vida e produção.
- III - A terceira afirmativa é VERDADEIRA, visto que os quilombolas são grupos étnico-raciais que tem trajetória própria, possuindo relações territoriais específicas.
Veja mais sobre os quilombolas:
https://brainly.com.br/tarefa/30806278
#SPJ2
Anexos:
Perguntas interessantes