Em relação aos diferentes pontos de vista com
relação à distribuição da renda, julgue as
seguintes alternativas em V (verdadeira) ou F
(falsa).
1 - () Os liberais, discípulos de Adam Smith,
enxergavam a distribuição de renda como um
fato positivo, pois acreditavam que a mola
mestra do crescimento, desenvolvimento e
expansão do capitalismo estava nela contida.
11 - () Os liberais acreditavam que somente
com grande parcela de renda nas mãos, dos
grandes empresários seria possível a
construção de novas fábricas que iriam gerar
Soluções para a tarefa
Sua questão não está completa, mas irei tentar ajudar:
Adam Smith (1723 - 1790) foi um economista e filósofo escocês. É considerado um dos pais do liberalismo, entretanto sua filosofia também influencia o conservadorismo na área econômica. Foi uma obra contra o mercantilismo vigente, com forte intervenção governamental.
É o autor do livro A Riqueza das Nações, que continua influenciando economistas e é seu livro mais conhecido. Na obra pretendeu apresentar que a riqueza das nações decorria da ação de indivíduos que fomentavam o progresso econômico e a inovação tecnológica, movidos também (e não apenas) por interesses próprios.
Admitia que a iniciativa privada deveria agir sob pouca ou nenhuma intervenção estatal, livremente, pois apenas com a livre concorrência os preços poderiam baratear ou poderiam sofrer inovações para vencer os concorrentes.
O sistema de trocas qualifica a economia geral como uma distribuição de rendimento, contando com a categorização da sociedade capitalista em classes sociais, de acordo com a sua atividade produtiva.
Analisava o produto do trabalho e sua distribuição em salários, lucros e rendas, sendo que o salário mantinha e assegurava a tarefa produtiva dos empregados. Do restante saíam as rendas e os lucros.
Segundo Smith, "a totalidade daquilo que é anualmente colhido ou produzido pelo trabalho de cada sociedade ou, o que é o mesmo, o total dos seus preços é, deste modo, originariamente distribuído entre alguns dos seus membros. Os salários, o lucro e a renda são as três fontes originárias de todos os rendimentos, como de todo o valor de troca.”