Em relação aos conceitos de sincronização de processos, selecione a alternativa correta. I. Deadlock (ou impasse) ocorre quando muitos processos estão esperando por um recurso compartilhado (seção crítica), que está sendo mantido por algum outro processo. II. Espera ocupada ocorre quando um processo está esperando para entrar na seção crítica, mas outros processos a monopolizam, e o primeiro processo é forçado a esperar indefinidamente. III. Inversão de prioridade ocorre quando um processo de alta prioridade está na seção crítica e é interrompido por um processo de média prioridade
Soluções para a tarefa
Resposta:
I e III estao corretas
Explicação:
Resposta:
As afirmações I e III estão corretas.
Explicação:
A sincronia de processos permite gerenciar o acesso concorrente a recursos do sistema operacional de forma controlada por parte dos processos, de maneira que um recurso não seja modificado em simultâneo, ou que os processos não fiquem em espera que o recurso seja libertado.
Os processos (aplicativos ou programas) de um computador compartilham determinados recursos da chamada região crítica, que são as variáveis globais, as instruções de E/S, algum banco de dados, etc. Neste compartilhamento podem ocorrer erros.
Exemplo:
Uma escola está fazendo sua matrícula apenas pela internet, o número de vagas é 5, dois usuários estão fazendo a matrícula no exato momento, finalizam a matrícula . A operação que o programa usa da região crítica: matrícula finalizada -1.
Se os dois usuários fazem a operação ao mesmo tempo, quando a matricula for finalizada subtrai-se 1 vaga:
Matrícula finalizada -1 (5-1)=4
Matrícula finalizada -1 (5-1)=4
Quando um terceiro usuário for fazer esta mesma matrícula, o número de vagas será expresso como 4, sendo que na verdade deveria ser 3. Isto causará instabilidade e poderá comprometer todo o sistema. A solução para este tipo de caso é a certeza de exclusão mútua, isto é, apenas um processo pode acessar a região crítica por vez; Os mecanismos que implementam a exclusão mútua utilizam um protocolo de acesso à região crítica. Toda vez que um processo for executar sua região crítica, ele é obrigado a passar por um controle de entrada e outro de saída.