História, perguntado por marcelygomes1, 1 ano atrás

Em relação ao trabalho no Brasil,o que mudou no período da Monarquia para a República ?

Soluções para a tarefa

Respondido por camilatosetti
1
Em 15 de novembro de 1889, depois de quase 70 anos de Monarquia, o Brasil tornou-se uma República.

Qualquer mudança de regime - especialmente após uma longa tradição política como aquela - só pode ser explicada por vários e complexos fatores. A velocidade e a força do processo de transformação pelo qual o Brasil passou na segunda metade do século 19 ajudam a explicar o crescente isolamento da Monarquia.

O período monárquico divide-se em três fases bem distintas. A primeira, chamada de 1° Reinado, vai da Independência, em 1822, à abdicação de dom Pedro 1°, em 1831. A segunda, conhecida como Regência, cobre os anos de 1831 a 1840. A última, denominada 2° Reinado, vai da antecipação da maioridade de dom Pedro 2°, em 1840, à Proclamação da República, em 1889. Trata-se do período mais longo da Monarquia brasileira, bem como da fase em que o Império passou por profundas transformações que abalaram a própria ordem vigente.
Respondido por nogstory
3
As relações de trabalho na Monarquia estava vinculada ao mão de obra escrava e  não assalariada, e consequentemente sem direitos trabalhistas; na República, com o fim da escravidão, as relações de trabalho passou a ser de trabalhadores livres, muitos deles de imigrantes e na construção de direitos trabalhistas, entre elas salários, horas trabalhadas, férias e demais direitos.
Perguntas interessantes