Geografia, perguntado por william082012, 11 meses atrás

Em relação ao setor energético da China, o problema maior é com o carvão mineral. Por quê? ​

Soluções para a tarefa

Respondido por ajudaeu4648
0

Resposta:

Explicação:Desde 1980, a produção de energia da China tem crescido dramaticamente, já que o consumo doméstico também aumentou drasticamente com o rápido crescimento econômico chinês. Cerca de 80% da eletricidade gerada no país vem de recursos fósseis, nas termoelétricas, e 17% vem de hidroelétricas. Somente 2% da produção de eletricidade na China vêm de usinas nucleares, principalmente nas províncias de Guangdong e Zhejiang.[1] Embora a China tenha um rico potencial energético, a maior parte ainda tem que ser desenvolvida. Além disso, a localização geográfica das áreas produtoras de eletricidade está relativamente distantes dos grandes consumidores industriais. Basicamente, o nordeste da China é rico em carvão mineral. A região central do Norte da China também é abundante em carvão mineral, e o Sudoeste da China tem um grande potencial hidroelétrico. Porém, as regiões mais industrializadas da China, o leste e o sudeste do país, tem pouca energia disponível, enquanto que há poucas indústrias pesadas em torno das principais fontes de energia, excetuando-se a região sul da Manchúria.

Embora a capacidade de geração de eletricidade tenha aumentado, ainda está longe da demanda necessária. Isto foi parcialmente devido à longa fixação dos preços do fornecimento de eletricidade, que eram tão baixos que as indústrias tinham poucos incentivos para realizar um programa de conservação de eletricidade. Além disso, sempre foi necessário transportar combustíveis (principalmente carvão mineral) a longas distâncias, dos locais de produção para os locais de consumo. O carvão mineral provê cerca de 20 a 45% de toda energia consumida na India, embora este percentual tenha diminuído gradualmente. A produção de petróleo, que cresceu rapidamente de uma base extremamente baixa durante o início da década de 1960, teve um pico de crescimento durante a década de 1980. A produção de gás natural ainda constitui somente uma pequena parte da produção geral de energia da China, embora sua participação esteja aumentando. Porém, o gás natural já ultrapassou o carvão mineral como fonte de energia de grandes cidades.

Na década de 1980, a demanda de energia cresceu exponencialmente como resposta à rápida expansão da economia. Porém, o seu aumento ainda ficou restringido devido à limitações de capital. Assim como em outros setores estatais da economia, o setor de energia sofreu com a baixa utilização e com ineficiências na produção, no transporte, na conversão, no consumo e na conservação. Outros problemas incluem a queda do preço real, o aumento de impostos e dos custos de produção, grandes perdas, encargo de grandes dívidas, investimento insuficiente, baixa produtividade, estrutura ineficaz de gestão, poluição ambiental e desenvolvimento tecnológico inadequado. Com o objetivo de garantir a demanda energética na China, o governo buscou aumentar a capacidade de geração de eletricidade para uma meta de 290 gigawatts, atingida no ano de 2000.

De acordo com estatísticas chinesas, a China conseguiu manter a taxa de crescimento da produção de eletricidade a quase metade do crescimento do PIB durante a década de 1990. Embora especialistas no assunto tenham declarado que estes números não são confiáveis, há um consenso de que a China conseguiu melhorar significativamente a sua eficiência energética durante este período. No final da década de 1990, o governo conseguiu adicionar mais de 10.000 megawatts de eletricidade na capacidade de produção chinesa por ano, a um custo anual de 15 bilhões de dólares. A China importou novas estações produtoras de eletricidade para aumentar a sua capacidade de geração, e essas novas unidades já participam com 20% da produção total de eletricidade na China. A capacidade de geração de eletricidade aumentou ainda mais durante a década de 2000 com os investimentos de grande escala sendo completados. Em 2001, foi projetado que a capacidade de geração de eletricidade chinesa deveria duplicar até o ano de 2020. O consumo de energia cresceu a quase 10% ao ano entre 2000 e 2005, mais do que o dobro do ritmo de crescimento registrado nas duas décadas anteriores.[2]


william082012: poderia resumir isso tudo?
ajudaeu4648: ok
william082012: aguardo
ajudaeu4648: :Desde 1980, a produção de energia da China tem crescido dramaticamente, já que o consumo doméstico também aumentou drasticamente com o rápido crescimento econômico chinês. Cerca de 80% da eletricidade gerada no país vem de recursos fósseis, nas termoelétricas, e 17% vem de hidroelétricas. Somente 2% da produção de eletricidade na China vêm de usinas nucleares, principalmente nas províncias de Guangdong e Zhejiang.[
ajudaeu4648: desculpa...
william082012: de boa vlw
ajudaeu4648: obg
Perguntas interessantes