Em relação ao Romantismo brasileiro, todas as afirmações são verdadeiras. Exceto:
(A) expressão do nacionalismo através da descrição de costumes e regiões do Brasil.
(B) análise crítica e científica dos fenômenos da sociedade brasileira.
(C) desenvolvimento do teatro nacional.
(D) expressão poética de temas confessionais, indianistas e humanistas.
(E) caracterização do romance como forma de entretenimento e moralização
Soluções para a tarefa
O estilo romântico não avia crítica e cientificismo.
Espero ter ajudado
LETRA B
A) CORRETA. NA FASE DE PROSA ISSO FICA AINDA MAIS EVIDENTE. OS POETAS, NOS ROMANCES REGIONALISTAS, REPRESENTAVAM AS VÁRIAS CULTURAS EXISTENTES NO PAÍS FAZENDO COM QUE TODOS SE SENTISSEM PARTE DA MESMA NAÇÃO.
B) INCORRETA. NÃO HAVIA CARÁCTER CIENTÍFICO, ELES CENTRAVAM SUAS TEMÁTICAS NO SEUS PRÓPRIOS SENTIMENTOS, UMA CORRENTE LITERÁRIA MAIS PESSOAL E SENTIMENTALISTA.
OBS- NÃO ESQUEÇA QUE NO FINAL TEVE A 3 GERAÇÃO QUE COMEÇOU A SE PREUCUPAR COM ASPECTOS DA SOCIEDADE MAIS ESTES ERAM SOCIAIS E NÃO TINHAM ARGUMENTOS CIENTÍFICOS.
C) CORRETA. AO LONGO DO DESENVOLVIMENTO DO ROMANTISMO NO BRASIL, QUE NASCEU JUNTO A CHEGADA DA COROA PORTUGUESAS, OUTRAS ARTES ENTRE ELAS O TEATRO FOI DESENVOLVIDO.ATÉ AS ELITES QUE CHEGARAM ESTAVAM EM BUSCA DE ENTRETENIMENTO, E UM DOS MAIS QUERIDOS ERA O TEATRO.
D) CORRETA. O DESCRITO ESTÁ CARACTERIZANDO AS FASES DO ROMANTISMO.
E) CORRETA. ATRAVÉS DOS ROMANCES, EM DESTAQUE OS URBANOS , ERAM MOSTRADOS OS VALORES E REGRAS DOS BURGUESES. INCLUSIVE NESSES ROMANCES , QUANDO O PERSONAGEM FUGIA DESSES VALORES ELE ERA PUNIDO. OU SEJA , ERA UMA FORMA DE MORALIZAÇÃO E REAFIRMAÇÃO DESSES VALORES SOCIAIS.