Em relação ao jogo geopolítico internacional no atual século, o presidente norte-americano George W. Bush vem encontrando dificuldades em manter o equilíbrio entre os interesses dos EUA com o das potências emergentes na Ásia, como acontecia no período da Guerra Fria.
Na charge, vê-se o desequilíbrio atual devido ao(à):
A) Crescimento geopolítico da China continental na Ásia, impondo uma recomposição territorial com Taiwan (China insular), país formado pela ruptura ideológica ocorrida, no território chinês, após a revolução socialista de Mao tsé Tung, em 1949.
B) Crescimento militar de Taiwan na Ásia, o que afasta o país chinês nacionalista da China Socialista continental, país menos bélico e voltado para as questões de organização supranacional da nova ordem mundial.
C) Redução da influência norte-americana na Ásia devido ao crescimento econômico, financeiro e militar chinês continental, o que culminará com a retomada de Hong Kong ("o pé esquerdo de George W. Bush", na charge), nas próximas décadas.
D) Perda da hegemonia norte-americana na Ásia, no atual século, frente ao fortalecimento dos NIC`s (New Industrialized Countries), o que afasta Taiwan da China continental, país que é o maior aliado norte-americano no continente.
E) Possível interferência militar norte-americana na China continental, que vem ameaçando invadir Taiwan caso esse país chinês insular continue a se afastar dos objetivos de integração propostos pela APEC (Asia-Pacific Economic Cooperation), bloco econômico do qual participam os EUA.
(pfvr sejam rápidos)
Soluções para a tarefa
Resposta:
a)
Explicação:
pelo vasto crescimento geopolítico da China continental na Ásia, acabou se impondo uma recomposição territorial com Taiwan (China insular), país cujo é formado pela ruptura ideológica ocorrida((socialismo e capitalismo), após a revolução socialista de Mao tsé Tung, em 1949
Resposta:
LETRA A - crescimento geopolítico da China continental na Ásia, impondo uma recomposição territorial com Taiwan (China insular), país formado pela ruptura ideológica ocorrida, no território chinês, após a revolução socialista de Mao Tsé-tung, em 1949.
Explicação:
explicação do plurall bb
O grande crescimento econômico que a China apresentou nas últimas décadas possibilitou o seu fortalecimento geopolítico e reforçou o desejo chinês de retomar o pleno controle sobre Taiwan. A separação entre a República Popular da China e Taiwan ocorreu em 1949, quando Mao Tsé-tung liderou a Revolução Socialista e a oposição política a esse movimento se refugiou na ilha taiwanesa, na ocasião, recebendo apoio geopolítico dos Estados Unidos. No entanto, atualmente a China tem pressionado os governos dos Estados Unidos para considerarem Taiwan como parte do território chinês, conforme sinaliza o “Consenso de 1992” e o conceito de “China única”.