Pedagogia, perguntado por mellinapontes, 6 meses atrás

Em relação à vida e à obra de Paulo Freire, assinale a alternativa INCORRETA.
a. Paulo Freire segue a perspectiva marxista segundo a qual as ideias dominantes de um tempo se manifestam e se enraízam na sociedade de acordo com os interesses das classes dominantes. Sua base epistemológica parte, portanto, do princípio de que há uma classe que oprime outra e isso também se verifica nos processos pedagógicos.
b. Após o processo de redemocratização, retorna ao Brasil e participa ativamente da vida pública, com contribuições intelectuais fundamentais, além de assumir cargos em universidade e trabalhar como secretário municipal da Educação em São Paulo (1989-1991).
c. As diretrizes de Paulo Freire partem da não dissociação entre ação e reflexão. Estes dois elementos são considerados fundamentais para que a crítica se estabeleça. Esses parâmetros, para Freire, podem contribuir para o esclarecimento das relações de opressão, fazendo com que assim se possa dar o passo seguinte, que seria o da emancipação humana da opressão.
d. Em 1962, em Angicos no Rio Grande do Norte, começa suas experiências educacionais, com a alfabetização de trezentos trabalhadores do campo em quarenta e cinco dias. Esse processo gera notoriedade a Freire, que é convidado pelo governador de Pernambuco à época, Miguel Arraes, para desenvolver trabalho semelhante no estado.
e. Os princípios de Paulo Freire nos fazem pensar sobre as formas sociais e suas ações de opressão no sentido da adaptação, tentando fazer ver que essas relações se constituem em critérios justos.

Soluções para a tarefa

Respondido por lobosp
15

Resposta:

E - Os princípios de Paulo Freire nos fazem pensar sobre as formas sociais e suas ações de opressão no sentido da adaptação, tentando fazer ver que essas relações se constituem em critérios justos.

Explicação:

Essa nunca foi das obras de Paulo Freire!

Na visão dele não se tratava de ser justo, certo...

Perguntas interessantes