Em relação a Anjo Negro, de Nelson Rodrigues, considere as seguintes afirmativas:1. A iluminação caracterizada pela penumbra e o cenário não realista da casa com altos muros são elementosfundamentais no aprofundamento do clima de cegueira e isolamento que marca o texto dramático de NelsonRodrigues.2. Por se passar no ano de 1946, as relações de ódio e amor, de racismo e fatalidade entre Ismael e Virgíniavinculam-se diretamente aos temas centrais do período imediatamente posterior à Segunda Guerra Mundial.3. A cama de solteira quebrada, que permanece ao lado da cama de casal, tem a função de manter vivo nalembrança o início do drama sem saída dos protagonistas: a noite em que Virgínia foi violada por Ismael.4. As dez senhoras pretas que se sentam em semicírculo e comentam a ação como um coro, a não aceitação dopróprio destino e a consequente maldição são elementos característicos da Tragédia atualizados por NelsonRodrigues.Assinale a alternativa correta.a) Somente a afirmativa 1 é verdadeira.b) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.c) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.d) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.e) Somente a afirmativa 2 é verdadeira.
#UFPR
#VESTIBULAR
Soluções para a tarefa
Alternativa (B), Somente 1, 3 e 4 são verdadeiras
A obra Anjo Negro tem sua divisão formada por três atos, sendo o inicial as apresentações dos personagens e a introdução a história principal, o segundo de desenvolvimento das relações entre os personagem e o terceiro ato apresenta os desfechos da história.
São características de Anjo Negro:
1. A iluminação caracterizada pela penumbra e o cenário não realista da casa com altos muros são elementos fundamentais no aprofundamento do clima de cegueira e isolamento que marca o texto dramático de Nelson Rodrigues.
3. A cama de solteira quebrada, que permanece ao lado da cama de casal, tem a função de manter vivo na lembrança o início do drama sem saída dos protagonistas: a noite em que Virgínia foi violada por Ismael.
4. As dez senhoras pretas que se sentam em semicírculo e comentam a ação como um coro, a não aceitação do próprio destino e a consequente maldição são elementos característicos da Tragédia atualizados por Nelson Rodrigues.