Assinale a alternativa correta a respeito da relação de Paulo Honório, narrador de S. Bernardo, de Graciliano Ramos,com outras personagens:a) Seu Ribeiro, o guarda-livros da fazenda S. Bernardo, depois do casamento de Paulo Honório sente-se diminuído com ainterferência de Madalena em seu trabalho e por isso decide deixar a propriedade.b) Madalena, mulher de Paulo Honório, que em solteira era professora primária, mata-se por não suportar viver umcasamento sem amor, tão diferente daqueles que conhecia dos romances românticos que costumava ler.c) Dona Glória, tia de Madalena, contribui para as crises vividas pelo casal, porque de um lado quer o bem da sobrinha,mas por outro admira o espírito objetivo de Paulo Honório, muito parecido com o seu próprio estilo.d) O Padilha, de quem Paulo Honório tira a fazenda S. Bernardo, é homem profundamente ligado à terra; não conseguindoviver longe da propriedade, pede para trabalhar na fazenda para manter o contato com a vida rural.e) Casimiro Lopes, fiel capanga de Paulo Honório, é uma personagem que, ao mesmo tempo em que tem a insensibilidadede matar por encomenda, tem sensibilidade para tratar com crianças, compreendendo o filho do patrão melhor do que opróprio pai.
#UFPR
#VESTIBULAR
Soluções para a tarefa
Alternativa (E) Casimiro Lopes, fiel capanga de Paulo Honório, é uma personagem que, ao mesmo tempo em que tem a insensibilidadede matar por encomenda, tem sensibilidade para tratar com crianças, compreendendo o filho do patrão melhor do que opróprio pai.
A obra S. Bernardo,de Graciliano Ramos, trás como personagem principal Paulo Honório, um órfão criado por uma velha negra doceira, que cresceu trabalhando na roça e vendendo doces, o que o fez criar uma ambição cada vez maior.
Paulo faz de tudo para juntar dinheiro: pega dinheiro emprestado com um agiota para investir, o que não da certo, sem recursos busca outras maneiras de ganhar dinheiro, através de roubo e ameaças, até que manda o capanga Casimiro Lopes matar o fazendeiro vizinho e expande suas terras.
Em seguida se casa com Madalena, dentre muitos infortúnios o personagem começa a desconfiar de todos ao seu redor, chegando ao cumulo da paranóia.
Casimiro Lopes é seu fiel companheiro e demonstra ao mesmo tempo ter "sangue frio" ao assassinar e ter sensibilidade em entender as pessoas.