Ed. Física, perguntado por Usuário anônimo, 11 meses atrás

Em relação à anatomia, cite os feitos de: a) Aristóteles b) Hipócrates c) Herófilo e Erasistrato, Celsus e Galeno

Soluções para a tarefa

Respondido por LucasT26
0

Resposta:

Obras de Aristóteles

Filosofia da Natureza - "Sobre o Céu", "Sobre os Meteoros", oito livros de "Lições de Física" e outros tratados de história e vida dos animais; Filosofia Prática - "Ética a Nicômano", "Ética a Eudemo", "Política", "Constituição Ateniense" e outras constituições; Poéticas - "Retórica" e "Poética".

Hipocrates

O conjunto das obras atribuídas a Hipócrates constitui o Corpus hippocraticum (em português, Coleção Hipocrática). Setenta escritos são reconhecidos como constituintes do corpus, entre os quais os seguintes são considerados os mais importantes

Aforismos

Da Medicina Antiga

Da Doença Sagrada

Epidemias

Da Cirurgia

Das Fraturas

Das Articulações

Dos Instrumentos de Redução

Dos Ferimentos na Cabeça

Prognósticos

Dos Ares, Águas e Lugares

Do Regime nas Doenças Agudas

Das Úlceras

Das Fístulas

Das Hemorróidas

Juramento

Lei

Herófilo

Os trabalhos de Herófilo se perderam no tempo, mas chegaram até os dias atuais através de estudos realizados por Erasístrato de Iulis (304-250 a.C.), e as citações feitas por Galeno (129-199) em diversos trabalhos.

Obra de Erasistrato

Erasístrato desenvolveu vários estudos sobre anatomia e fisiologia, e escreveu também várias obras sobre anatomia, patologia abdominal, febre, gota, hemoptise, edema e higiene. Os seus estudos baseavam – se na teoria corpuscular e na doutrina do pneuma, tendo sido influenciado por Diocles, Praxagoras e Herófilo.

Descreveu a estrutura do cérebro, tal como já o tinha feito Herófilo, mas Erasístrato fê-lo de uma maneira mais rigorosa. Fez uma descrição detalhada dos ventrículos cerebrais, das cavidades, das meninges e das membranas que cobrem o cérebro e ainda diferenciou este do cerebelo. Afirmava que o número de sulcos e circunvoluções estava relacionado com o grau de desenvolvimento intelectual.

Perguntas interessantes