Em razão das falhas do capitalismo liberal, o Estado se viu obrigado a ampliar sua participação na esfera econômica, que antes se dava apenas na emissão de papel moeda, passando a atuar como agente regulador da economia. Assim, o próprio desenvolvimento do capitalismo dependeu dessa mudança de paradigma, já que os serviços públicos prestados pelo Estado foram fundamentais.
Diante do texto apresentado, qual a função primordial do Estado e das leis em defesa da propriedade e qual o papel do capitalismo na ordem econômica?
Soluções para a tarefa
O capitalismo é o sistema econômico vigente na atualidade, e mesmo os países que se dizem socialistas precisam de alguma flexibilidade para se encaixar nesse sistema.
A função primordial do Estado é proporcionar segurança, não apenas contra esbulhos, mas também segurança para que seja possível investimento no sistema capitalista, gerando cada vez mais lucro.
Além disso, o Estado proporciona serviços essenciais para a população, conseguindo também atuar como regulamentador de mercados, gerando também segurança.
A função primordial do Estado e das leis em defesa da propriedade é garantir os direitos dos seres humanos em relação as suas propriedades formais.
O papel do capitalismo na ordem econômica é ser o sistema econômico que será responsável por alavancar vendas e relações comerciais, para que se possa desenvolver a economia.
Por meio dos avanços da economia pode-se promover empregos, renda e giro financeiro, sendo estes dados importantes para crescimento econômico.
Bons estudos!