em que tempo o Brasil se tornou o terceiro maior produtor mundial de ernegia hidreletrica ?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A energia que move o Brasil
A evolução da oferta e da demanda de energia ajuda no desenvolvimento do país. Conheça a trajetória do setor energético brasileiro desde o fim do século 19
O aumento da demanda energética no Brasil ocorreu concomitantemente com o período de industrialização do país, em meados do século 20. Ao longo da segunda metade do século, a energia tornou-se peça-chave da economia. Como consequência, os esforços da administração pública voltaram-se para a centralização do planejamento energético nacional, com a criação de empresas estatais e o desenvolvimento de megaprojetos de infraestrutura. Datam desse período, por exemplo, a fundação da Petrobras (1953) e da Eletrobras (1962).
Explicação:
espero ter ajudado bons estudos :)
Resposta:
após a Segunda Grande Guerra Mundial (1939-1945)
Explicação:
As hidrelétricas no Brasil correspondem a 90% da energia elétrica produzida no país. A instalação de barragens para a construção de usinas iniciou-se no Brasil a partir do final do século XIX, mas foi após a Segunda Grande Guerra Mundial (1939-1945) que a adoção de hidrelétricas passou a ser relevante na produção de energia brasileira.
Apenas de o país apresentar o terceiro maior potencial hidráulico do mundo (atrás apenas de Rússia e China), o Brasil importa parte da energia hidrelétrica que consome. Isso porque a maior hidrelétrica das Américas e segunda maior do mundo, a Usina de Itaipu, não é totalmente brasileira. Por se encontrar na divisa do país com o Paraguai, 50% da produção da usina pertence ao país vizinho que, na incapacidade de consumir esse montante, vende o excedente para os brasileiros. Além do mais, o Brasil também compra energia produzida pelas hidrelétricas argentinas de Garabi e Yaceritá.
marcar como melhor resposta