História, perguntado por diomarluke2029, 5 meses atrás

Em que sentido o criticismo representou uma tentativa de superação do impasse criado pelo ceticismo e pelo dogmatismo

Soluções para a tarefa

Respondido por RayanaSE
0

O criticismo preconiza a investigação dos fundamentos do conhecimento como condição para toda e qualquer reflexão filosófica, já o dogmatismo sustenta que algumas suposições estão além do escopo da crítica, com certas posições — morais, epistemológicas ou religiosas — simplesmente não se enquadrando na esfera da crítica e do questionamento.

Criticismo

O criticismo representa na filosofia a posição metodológica própria de Immanuel Kant, caracterizando-se pela crença de que uma análise crítica das possibilidades, origens, valores, leis e limites do conhecimento racional constitui o ponto de partida para a reflexão filosófica.

O problema do conhecer deve prevalecer sobre o problema do ser, pois sem ele é impossível garantir com certeza em que base se afirma o problema do ser.

Nesse sentido, se aproxima do ceticismo na medida em que busca determinar a base racional de todos os pressupostos da ação e do pensamento humano. O criticismo, como o dogmatismo, acredita e confia na razão humana. Mas, ao contrário do dogmatismo, o criticismo é justificadamente responsável.

Para mais informações sobre dogmatismo, acesse:

https://brainly.com.br/tarefa/9934084

#SPJ4

Perguntas interessantes