Filosofia, perguntado por quelfesta, 1 ano atrás

EM QUE SENTIDO E PORQUE RAZÃO PODE-SE DIZER QUE O PENSAMENTO FILOSÓFICO-CIENTIFICO ROMPE COM O PENSAMENTO MÍTICO NO CONTEXTO DA GRÉCIA ANTIGA E POR VOLTA DO SÉC. VI a.C.?


quelfesta: sim

Soluções para a tarefa

Respondido por Craimos3000
71
Nas explicações míticas, o explicador é tão desconhecido quanto a coisa explicada. Por exemplo, se a causa de uma doença é a ira divina, explicar a doença pela ira divina não nos ajuda muito a entender porque há doença. As explicações por princípios definidos e observáveis por todos os que tem razão (e não apenas por sacerdotes, como ocorre no pensamento mítico), tais como as apresentadas pelos pré-socráticos, permitem que apresentemos explicadores que de fato aumentam a compreensão sobre aquilo que é explicado.
Respondido por BrenoSousaOliveira
2

O pensamento mítico é dogmático e religioso, já o pensamento racional é sistemático e metafísico.

Metafísica e razão

O pensamento mítico pode ser considerado como um pensamento dogmático e religioso, uma vez que eles utilizavam deuses como explicação para a origem do mundo. Já a filosofia como ciência, tem como objetivo estudar aquilo que só pode ser conhecido por meio da razão.

A origem da metafísica se deu com o inicio da filosofia, sendo ela uma ruptura entre a tentativa Grega de explica a origem do mundo pelos mitos (deuses) e a tentativa racional de explicar o inicio do cosmo.

Como os nosso sentidos só conseguem captar aquilo que é sensível a eles, a origem do mundo por estar além dos nosso sentidos (Não podemos observá-la) só poderíamos entender, usando a abstração do intelecto através da nossa razão.

Para saber mais sobre a metafísica e filosofia, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/2941274

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes