Em que se constituiu a política da Pax Romana?
Soluções para a tarefa
Resposta:
- ENTENDENDO A PAX ROMANA
A Pax Romana refere-se ao conjunto de políticas que caracterizou o período de 27 a.C. até 180 d.C. na história do Império Romano. Definido como um momento de paz e prosperidade, esse período marcou o auge da história romana e possibilitou que Roma garantisse o poder sobre suas províncias. A Pax Romana foi aplicada durante a transição do período republicano para o período imperial.
Essa política romana foi colocada em prática a partir da coroação de Augusto César em 27 a.C., evento que colocou fim ao período republicano. Antes disso, Roma passava por grande instabilidade, com a ocorrência de guerras civis, conspirações políticas, rebeliões provinciais e de escravos etc. Em razão disso, Augusto César tomou uma série de medidas político-administrativas com o objetivo de estabilizar o império e manter o domínio dos romanos sobre todos os seus territórios. A aplicação dessas medidas recebeu o nome de Pax Romana
- SUAS CARACTERISICAS COSISTENTES:
O principal objetivo da Pax Romana era garantir o controle sobre suas províncias e afastar o riscos de rebeliões provinciais, bem como manter essas regiões produtivas abastecendo a economia e os mercados romanos. A primeira estratégia utilizada por Roma nesse sentido foi realizar um processo de aculturação desses locais. Isso também ficou conhecido como “romanização”
Explicação: