Em que momento histórico e por quais motivos o bem individual começou a ser mais
enaltecido do que o bem coletivo?
Soluções para a tarefa
Dentro do modelo interpretativo do materialismo histórico, o bem individual começou a ser mais enaltecido que o bem coletivo, de maneira mais clara, no contexto das Revoluções Burguesas.
Isto teria acontecido, de acordo com esta linha de pensamento, pois os interesses da classe burguesa, que passou a ser dominante politicamente no período, eram, por natureza, individualistas, e não coletivistas.
Deste modo, as sociedades, por eles organizadas, passaram a defender como princípios invioláveis os direitos particulares, como a propriedade privada, em detrimento dos interesses coletivos. Esta estrutura beneficiou quem detinha propriedades e prejudicou quem detinha apenas a sua força de trabalho.
O bem individual começou a ser mais enaltecido do que o bem coletivo, com as Revoluções Burguesas.
Individualismo e coletivismo são doutrinas opostas. Enquanto o primeiro defende as liberdades individuais e a existência livre como meta a ser alcançada.
O segundo preconiza a responsabilidade social, a conscientização da comunidade e colocar as necessidades da comunidade antes dos desejos do indivíduo.
Coma as revoluções burguesas um individualismo secular, racionalista e progressista, dominou o pensamento "iluminado". Seu principal objetivo era libertar o indivíduo correntes que o oprimiam como:
- O tradicionalismo ignorante da Idade Média que ainda projetava sua sombras sobre o mundo;
- A superstição das Igrejas, tão diferente da religião "natural" ou "racional";
- A irracionalidade que dividia os homens em uma hierarquia de classes superiores e inferiores de acordo com o nascimento ou alguns outros critérios equivocados.
Você pode ler mais em: https://brainly.com.br/tarefa/28511478