Química, perguntado por rebecapfau, 1 ano atrás

em que medida as observações experimentais de Rutherford permitiram concluir que se necessitava de uma "nova" física?

Soluções para a tarefa

Respondido por Reb2D2
596
Bem, após seu experimento no bombardeio de partículas alfa, ele notou que a maioria das partículas atravessavam a folha de ouro...então o átomo não era denso como se imaginava desde então...A maior massa do átomo se encontra em uma região central, o núcleo...
Ele pôde assim dizer que o raio do átomo (núcleo e eletrosfera) e cerca de 10.000 a 100.000 vezes maior que o do núcleo..

Respondido por MikeCnt
63

1) O experimento:

Rutherford bombardeou polônio radioativo em uma lâmina de ouro e descobriu que as massiva maioria das partículas alfa atravessavam a lâmina como se ela nem existisse. Algumas desviavam o caminho e poucas delas batia e voltavam.

Ele concluiu que, porque a partícula alfa é +, o núcleo também é. Quando ela se chocava com o núcleo, ela desviava sua trajetória porque era repelida pela mesma carga. Como isso ocorria em pequena frequência, o núcleo ocupava um volume extremamente pequeno do átomo, sendo que as cargas negativas ficavam em volta do núcleo rodeando um espaço vazio.

2) A necessidade da nova física:

Com tais descobertas, tudo o que os cientistas pesquisavam mudavam de rumo. A maioria dos fenômenos elétricos poderiam ter explicação já naquela época.

Inclusive, Borh, aluno de Rutherford, acrescentou aos estudos sua teoria sobre níveis energéticos e explicou o fenômeno de geração de luz.

Leia mais em https://brainly.com.br/tarefa/20421402

Anexos:
Perguntas interessantes