História, perguntado por ryanlucasm2000, 1 ano atrás

Em que medida a retração da economia romana determinava o enfraquecimento das defesas que cuidava das fronteiras do território?

Soluções para a tarefa

Respondido por barrosirs
127
Partindo do fato de que as atividades econômicas geravam renda em forma de imposto para o governo de Roma, observamos que o processo de retração estabelecia a diminuição dos recursos a serem utilizados na preservação das forças militares de fronteira. Dessa forma, as civilizações que faziam fronteira com o Império Romano tinham a oportunidade de adentrar os domínios e conquistar territórios.
Respondido por MPia22
0

A retração da economia romana estabelecia a diminuição dos recursos a serem utilizados na preservação das forças militares que ocupavam as fronteiras do território, fazendo com que as defesas se tornassem fracas a ponto de permitir que as civilizações fronteiriças entrassem em seus domínios, conquistando-os.

A Crise do Império Romano

Em 476 d.C, o Imperador Rômulo Augusto viu-se obrigado a abdicar em favor do chefe militar Odoacro. Essa abdicação marcou o fim oficialmente do Império Romano.

Antes dessa troca de poder, que acarretou no seu fim, uma grande crise se alastrou pelo Império Romano. Muitas foram as causas dessa crise, entre elas:

  • Disputas internas entre imperadores e senadores por discordância na maneira de governar;
  • Invasões dos bárbaros que não foram derrotados pelo Império em seus territórios de origem;
  • Descontentamento com a divisão do Império Romano em Ocidental e Oriental;
  • Retração econômica que assola o Império e faz crescer a inflação.

Conheça mais sobre a Queda do Império Romano aqui: https://brainly.com.br/tarefa/8131339

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes