em que consiste a identidade pessoal segundo Hume?
Soluções para a tarefa
Sabemos que a teoria de Hume é puramente empirista. O que vemos é um feixe de percepções, certo? Logo, nossa mente é composta pelo conhecimento das ideias e abstrações das sensações que temos com o mundo.
Segundo ele, a mente seria uma espécie de espetáculo. Ali, diversas percepções aparecem e acontecem. Nesse sentido, não temos algo fixo na mente que nos diz quem é. Nossa identidade não é, portanto, baseada em nossa percepção.
Mas então, o que nos faz ser quem somos? Nós mesmos, a identidade pessoal seria algo fictício. Isso decorre do fato de que temos suprir uma certa contradição, dada a definição de mente apresentada. Não entrarei em detalhes a argumentação de Hume sobre tal assunto, visto que teríamos que discutir bastante as controvérsias dos argumentos.
Resposta:
A teoria humeana consiste em dizer que a identidade perfeita, a unidade, que tem como requisito fundamental a invariabilidade, é apenas uma ficção. Nossa mente é de fato constituída das percepções que povoam a imaginação e a memória.
Explicação: