História, perguntado por jaqueline1357, 1 ano atrás

em que ano mês e data e o lugar que a coroa portuguesa chegou ao Brasil ?


o que aconteceu com portugal quando o imperador francês soube que ñ cumpriram com o decreto?

por favor é pra amanhã teria que responder comum o livro mas ainda ñ tenho ta encomendado mas ainda ñ chegou por favor gente é pra manhã

Soluções para a tarefa

Respondido por Isabellysilva11
1
Você sabia que o Brasil já foi casa de um monarca europeu? Foi no ano de 1808, quando Dom João e a Família Real portuguesa chegaram no nosso país. E quem era Dom João? Ele era príncipe real, herdeiro da coroa portuguesa, e governava o Reino de Portugal e dos Algarves no lugar de sua mãe. Mas como assim? Ora, Dona Maria I havia enlouquecido após a morte de seu esposo, o rei Dom Pedro III, e de seu filho mais velho, Dom José. Dom João, como o próximo na linha de sucessão ao trono, assumiu como regente o governo do país e de suas colônias (incluindo o Brasil). Para tanto, ele era auxiliado por ministros de Estado.

E aquela história de monarca morando no Brasil, como foi? Assim: Em novembro de 1807, a Família Real saiu de Lisboa, capital de Portugal, e veio morar no Rio de Janeiro, que na época passou a ser a capital do Brasil e de todo o reino também. Só pra lembrar, há dois séculos atrás, o Rio era bem diferente do que é hoje. Mesmo as casas mais luxuosas do Brasil pareciam simples perto do Palácio de Queluz (que ficava próximo a Lisboa, capital portuguesa), onde a Família Real estava acostumada a viver. A chegada de Dom João causou o maior rebuliço na pacata cidade do Rio!

Grandes obras no Rio

É isso aí. Dom João realizou um monte de mudanças na cidade. Foi obra pra chuchu! Ele criou, por exemplo, a Real Biblioteca (hoje conhecida como Biblioteca Nacional) para abrigar os 60 mil livros trazidos de Portugal. Também foram construídos o Museu Real, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, a primeira escola de Medicina do Brasil, o Banco do Brasil e a Escola de Belas Artes, entre outras.

Os moradores ricos do Rio de Janeiro também queriam impressionar a Família Real. Por isso, muitos deles reformaram suas casas e ajudaram a pagar as construções feitas por Dom João. Porém, mesmo com o apoio dos ricos, a Família Real sofreu com a mudança para o Brasil. Primeiro porque, como já sabemos, a nova casa não tinha nem metade do conforto e luxo do palácio de Portugal. Segundo porque em Portugal, o clima era frio, e eles passaram o maior calor aqui no Brasil, onde o clima é bem mais quente. Isso não combinou muito com o costume que os portugueses tinham de usar várias camadas de roupas.

Mas por que eles resolveram vir para o Brasil?

O general francês Napoleão Bonaparte proclamou-se imperador de seu país após governar por alguns anos como ditador. Ele treinou e equipou o exército francês de uma maneira tal que conseguiu derrotar todos os países europeus em várias batalhas! Quando derrotava um país, ele prendia o rei e colocava um parente seu no lugar. Assim ocorreu na Espanha com Dom Carlos IV, que foi trocado pelo irmão de Napoleão, José Bonaparte. Dom João sabia que Portugal, um país pequeno, com uma população ainda menor e um Exército diminuto, seria incapaz de derrotar as tropas francesas. Seus ministros relembram-no de um antigo projeto português de transferir a Capital do Reino para o Brasil, o maior, mais rico e povoado território da coroa portuguesa.

Para realizar essa missão, Portugal precisava de proteção para os vários navios com dezenas de milhares de pessoas que iriam viajar para o Brasil. O mais antigo aliado do Reino português era a Grã-Bretanha, e que também era inimiga da França de Napoleão Bonaparte. A Grã-Bretanha aceitou enviar navios de guerra para proteger os portugueses, e em troca seus produtos teriam taxas menores nos mercados brasileiros.


jaqueline1357: MT obrigado sério
Perguntas interessantes