Artes, perguntado por Meirielmeireles86, 9 meses atrás

em que a arte participativa engloba? Respondam aí por favor ​

Soluções para a tarefa

Respondido por Ianaline
7

Resposta:

arte participativa é uma abordagem para fazer arte em que o público se envolve diretamente no processo criativo, permitindo que se tornem co-autores, editores e observadores do trabalho. Portanto, esse tipo de arte está incompleta sem a interação física dos espectadores. Sua intenção é desafiar a forma dominante de fazer arte no Ocidente, em que uma pequena classe de artistas profissionais faz a arte enquanto o público assume o papel de observador passivo ou consumidor, ou seja, comprando o trabalho dos profissionais no mercado .

Alguns trabalhos de comissão, que tornaram conhecida a arte participativa, são o teatro dos oprimidos de Augusto Boal e os acontecimentos de Allan Kaprow. Um trabalho artístico, interativo e participado, pode ser definido como arte participativa e também pode ser categorizado com termos como arte relacional, prática social e uma nova forma de arte pública. Trabalhos recomendados por defensores que popularizaram a arte participativa incluem Augusto Boal em seu teatro dos oprimidos, bem como Allan Kaprow em acontecimentos.

As artes participativas referem-se a uma variedade de práticas artísticas, incluindo a estética relacional, onde a ênfase é colocada no papel do espectador ou do espectador na realização física e conceitual e na recepção da obra de arte. O componente central das Artes Participativas é a participação ativa do espectador ou espectador. Muitas formas de artes participativas exercem o papel de colaboração na realização de uma obra de arte, enfatizando o papel do artista profissional como único criador ou autor da obra de arte, ao mesmo tempo que constrói vínculos sociais através do significado e atividade comunal. O termo Artes Participativas engloba uma variedade de práticas artísticas, fundamentadas em imperativos sociais, políticos, geográficos, econômicos e culturais, tais como artes comunitárias, arte ativista, arte pública de gênero novo, arte social e art dialógico social.

As artes participativas podem ser específicas de arte, como artes visuais, música ou drama, ou podem ser interdisciplinares envolvendo colaboração em uma variedade de formas de arte. Eles também podem envolver a colaboração com agências não artísticas, como organizações de inclusão social, autoridades locais e grupos de desenvolvimento comunitário. A obra produzida pode assumir muitas formas e, devido à natureza colaborativa das Artes Participativas, isso pode incluir um evento, uma situação ou um Desempenho, em vez da produção de um objeto. As interações que emergem desses encontros são muitas vezes traduzidas em meios documentais, como fotografia, vídeo ou texto.

A arte participativa é um termo que descreve uma forma de arte que envolve diretamente o público no processo criativo para que eles se tornem participantes no evento

A este respeito, o artista é visto como um colaborador e um co-produtor da situação (com o público), e essas situações geralmente podem ter um começo ou fim claro.

Subtipos de arte participativa:

Photovoice

Comic Book Projeto

Criar um projeto Comic

História

arte participativa tem suas origens no futurista e Dada performances do início do século XX, que foram concebidos para provocar, escandalizar e agitar o público. Na década de 1950 o artista Allan Kaprow concebido performances chamados acontecimentos, em que ele iria coagir o público para participar da experiência. O francês cineasta e escritor Guy Debord, fundador do situacionismo, também promoveu uma forma de arte participativa em que desejava eliminar a posição do espectador através da elaboração de tintas industriais: pinturas criadas em massa. O artista contemporâneo Marvin Gaye-Chetwynd depende inteiramente de participantes dispostos a criar suas performances, como faz o artista ativista Tania Bruguera.

Perguntas interessantes