História, perguntado por Anônimuss, 1 ano atrás

em qual situação a derrama era cobrada?

Soluções para a tarefa

Respondido por AleaneSantana
0
A inconfidência mineira foi um movimento social de caráter separatista, que aconteceu em Minas gerais em 1789, no então ciclo do ouro brasileiro. Entre os seus motivos estão a exploração politica exercida pela coroa portuguesa; altos impostos cobrados;  A Derrama, que era um imposto cobrado por região de exploração do ouro. Com a grande diminuição do ouro encontrado, os moradores dessas regiões não conseguiam pagar o imposto, quando isso ocorria soldados da coroa adentravam nas casas para retirar seus bens e assim quitar a dívida. Tais medidas gerou insatisfações na sociedade mineira, que se organizou e iniciou o movimento. Os líderes do movimento são Joaquim José da Silva Xavier (tiradentes), os poetas Tomas Antonio Gonzaga e Cláudio Manuel da Costa, além do padre Rolim.
Respondido por EduardoPLopes
0

A derrama era cobrada quando a arrecadação de impostos na região das minas ficava abaixo da quantia mínima estipulada pelas autoridades coloniais, entendendo o governo colonial que a quantia não fora atingida pois as pessoas teriam sonegado os impostos.

A prática, contudo, era extremamente impopular entre os mineradores, até por ser muitas vezes feita de maneira arbitrária: o poder colonial confiscava objetos de ouro sem muito critério dos colonos, podendo "arrecadar" (roubar a propriedade) muito de um colono e ignorar outro.

A medida era, por causa disto, usada apenas como um último recurso pela Coroa Portuguesa, e quando foi acionada causou revoltas.

Mais sobre o tema em:

https://brainly.com.br/tarefa/1900474

Anexos:
Perguntas interessantes