"Em primeiro lugar, gostaria de lembrar que a leitura é uma das várias atividades que o homem criou nos últimos milhares de anos. E trata-se de uma das mais recentes. A escrita nasceu há cerca de 5.400 anos e o alfabeto propriamente dito não tem mais de 3.800 anos. Se pensarmos em termos da evolução humana, esse tempo é mínimo. Nosso genoma ainda não teve tempo de se alterar para dar conta de desenvolver um cérebro adaptado à leitura. Por isso, afirmo que o ato de ler é uma revolução: mesmo sem termos esta capacidade, o estudo de imagens cerebrais nos mostra que adquirimos mecanismos extremamente requintados exigidos pelas operações da leitura" (DEHAENE, 2013, online).
Referência: DEHAENE, S. Ler: um ato de revolução cerebral. Entrevista concedida a Mariana Sgarioni. Revista Quanta. São Paulo, mar. 2013. Disponível em: . Acesso em: 22 set. 2015.
Nesse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. Em seguida identifique a alternativa correta.
I - A base biológica dos homens, apesar de não ser desconsiderada pelo autor, não se constitui como o fator primordial ou mesmo significativo no processo de aquisição de leitura e escrita.
PORQUE
II - A escrita enquanto produção humana, analisada historicamente, permite-nos compreender a afirmação de Vigotsky de que a aprendizagem é social e relacional, bem como responsável pelo desenvolvimento das funções psíquicas superiores e não ao contrário.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Em se tratando de leitura, e com base na relação das duas resposta, acredito que a resposta correta , seja item II
Respondido por
0
Resposta:
10pontos
Explicação:
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
História,
9 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás